Veja como manter o seu colesterol em níveis saudáveis

Silvia Alvarenga

  • 17
  • Ago
  • 2010

Veja como manter o seu colesterol em níveis saudáveis

  • 17
  • Ago
  • 2010

Levantamento feito pela Sul América Saúde constata que o percentual de indivíduos com colesterol acima dos níveis recomendados vem caindo, porém ainda encontra-se em patamares altos

De acordo com dados do estudo, entre 23.048 pessoas, 17,5% da população apresenta níveis de colesterol total limítrofe ou elevado.

Poucos sabem, mas o colesterol por si só é parte vital do corpo humano. Porém, quando em excesso, torna-se extremamente prejudicial e pode ocasionar sérias implicações no organismo. Fatores de risco como obesidade, aliado ao sedentarismo e hábitos alimentares inadequados impulsionam o nível do colesterol no organismo do indivíduo. Existem três tipos de colesterol, o HDL, conhecido também como colesterol bom, o LDL, prejudicial a saúde e fator que impulsiona o surgimento de doenças cardiovasculares, e o VLDL, também considerado prejudicial a saúde.

Nem sempre os níveis de colesterol são determinados pela dieta e estilo de vida. Cerca de 70 a 80% são sintetizados pelo fígado, e apenas 20 a 30% são provenientes dos alimentos. Colesterol alto não dá sintomas a não ser quando o estrago já está feito, o que torna seu controle uma medida indispensável para evitar riscos, uma vez que há relação entre colesterol elevado e acidentes cardiovasculares. Além da manutenção de uma alimentação saudável, a realização de atividades físicas e o acompanhamento médico regular são medidas fundamentais para a diminuição dos níveis de colesterol.

Algumas dicas úteis para evitar pequenas complicações:

– Reduza o consumo de gorduras saturadas na dieta: leite integral, creme de leite, nata, manteiga, queijos amarelos, embutidos, carnes em geral, vísceras, ovo, ou seja alimentos de origem animal.

– Dê preferência às carnes sem gordura aparente como o lagarto, peito de frango ou peru sem pele, leite desnatado e queijo branco

– Os frutos do mar também são fontes ricas em colesterol e devem ser consumidos com moderação.

– O consumo de gordura polinsaturadas deve ser moderado, pois, quando consumidos em excesso, podem diminuir os níveis de HDL. As principais fontes são óleos de milho, girassol e soja, margarina, maionese e temperos cremosos para saladas.

– Fique atento aos rótulos. A gordura hidrogenada ou trans são gorduras polinsaturadas, que foram modificadas para gordura saturada com o intuito de conferir sabor e consistência aos alimentos. Este tipo de gordura também é prejudicial à saúde pois aumentam o LDL e diminuem o HDL e estão presentes em vários produtos industrializados como sorvetes, bolos industrializados, croissant, bolachas, nuggets, tortas e biscoitos.

– Aumente o consumo de gordura monoinsaturadas. As principais fontes são azeitona, soja, linhaça, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de amendoim, abacate e oleaginosas como amêndoas, amendoim, castanha, nozes e peixes como o salmão, cavalinha, truta, bacalhau e sardinha fresca.

– Evite as frituras; dê preferência às preparações cozidas, assadas ou grelhadas.

Consuma alimentos ricos em fibras como os cereais integrais, grãos, frutas, verduras e legumes. Dê preferência aos pães integrais.

Font: Abril.com

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

1 comentário

  1. gostei dessa matéria sobre o colesterol..vai me ajudar muito..

    Ver mais