Saúde:  “Os super alimentos do anti envelhecimento”

Bárbara Filipe

  • 22
  • Abr
  • 2015

Saúde : “Os super alimentos do anti envelhecimento”

  • 22
  • Abr
  • 2015

É claro que ninguém gostaria de envelhecer e que faríamos o máximo para evitar este mecanismo biológico comum nos seres vivos.

O limite de quantos anos uma pessoa pode viver é impossível de ser calculado com precisão nos dias de hoje, na realidade com a evolução contemporânea da medicina e sociedade, vive-se muito mais tempo e com mais qualidade.

Mas viver durante muitos anos não será significativo se não mantivermos a melhor qualidade de saúde possível. É neste objetivo que devemos focar todo os nossos esforços.

A alimentação é a base fundamental de um corpo capaz de continuar saudável por muitos e longos anos.

O ambiente e os nutrientes podem modificar a expressão de vários genes que protegem-nos das doenças inflamatórias, cardíacas, circulatórias e metabólicas.

A maior contribuição que podemos dar para envelhecermos com saúde é adquirir hábitos inteligentes para estimular atividade destes genes da longevidade.

Os pilares de um bom tratamento de anti envelhecimento são cinco:

Reduzir o stress;
Reforçar o sistema imunitário;
Reforçar o cérebro e sistema nervoso;
Reforçar o sistema cardiovascular;
Reforçar o sistema metabólico e hormonal.

 

A partir destes cinco pilares é possível realçar alguns alimentos mais adequados e eficazes em retardar o envelhecimento:

Açaí camu camu e guaraná: Incomparáveis antioxidantes e energéticos. A quantidade de vitamina C e minerais aumenta a capacidade endógena de produção das enzimas glutationa;
Chia, linhaça, cânhamo, cacau cru: Os ácidos gordos, polifenóis, aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas deste grupo de super alimentos funcionam como modeladores bioquímicos. Os ácidos gordos e aminoácidos regeneram a elasticidade da membrana plasmática dos neurónios, aumentando a capacidade de neuroplasticidade fundamental para estimular a memória e concentração;
Amêndoas, castanhas, avelãs e nozes: Neste grupo encontram-se as oleaginosas, todas com excelentes capacidades de estimular a produção natural da hormona do crescimento e testosterona;
Morangos, amoras brancas, bagas de goji, bagas de inca: Destaca-se a elevada capacidade oxidante. Com grande potencial anti cancro e anti demência;
Clorela, erva trigo, erva de cevada: O grupo dos desintoxicantes com alto poder para retirar metais pesados e toxinas do corpo.
Quinoa, trigo-sarraceno e soja: O trigo sarraceno não contém glúten e é uma boa fonte de manganésio, magnésio e fibras. A quinoa é um grão que possui alto poder nutritivo devido aos aminoácidos essenciais presentes, possui fibras que estimulam o funcionamento dos
intestinos. Não contém glúten nem lactose.

 

O meu conselho final é o de reduzir-se a quantidade de calorias diárias à medida que a idade avança. Quem come menos, com boa qualidade, vive mais tempo.

Também deve-se reservar na agenda do dia um espaço para meditar, pensar positivo, pois estas ações estimulam a produção de endorfinas que são substâncias anti inflamatórias e incrivelmente rejuvenescedoras.

Por isso recomendo que tenha uma vida feliz com seus amigos e família, beba muita água, coma pouco e com sabedoria, aprenda coisas novas a cada dia e trabalhe o físico com exercícios apropriados.

Vemo-nos daqui a cem anos!

Roni Lara Moya
{Excerto do artigo do Dr. Roni Moya, “Os super alimentos do anti envelhecimento”, na revista Visão}

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

7 comentários

  1. Que dicas maravilhosas quando colocadas em práticas obtemos ótimos resultados tenho certeza…..!!!

    Ver mais
  2. adorei as dicas, pois assim envelhecemos mais com saúde.

    Ver mais
  3. Eu procuro cuidar sempre da minha alimentacao, gosto de comer integral, algumas das coisas mencionada ja faz parte da minha alimentacao, e tambem bebo muito cha verde e cha de gemgibre com canela e cravo, muito bom tambem para queimar gordura localizada.

    Ver mais
  4. Muito obrigada pelas dicas , alguns destes alimentos como a chia,linhaça,morango ,amendoa e quinoa ja tinha ouvido falar sobre a importância de consumi-los e também os benefícios embora que alguns ainda não estava a fazer uso ,mas partir de então estarei utilizando com mais frequências.

    Ver mais
  5. Querida Barbara muito obrigada pelas orientações…vou segui-las,pois investir na saúde é manifestar uma fé Inteligente também!!!

    um beijo Grande.

    Ver mais
  6. maravilhosas dicas de como manter onosso corpo são diante de vários desafios diários.

    Ver mais
1 2