Passando em concurso público?

Viviane Freitas

  • 9
  • Fev
  • 2011

Passando em concurso público?

  • 9
  • Fev
  • 2011

Descubra sua vocação

Antes de se inscrever nas provas, procure saber em que área você se daria melhor. Para escolher, pesquise na internet, converse com quem já trabalha na área e assista a palestras.

Considere as opções

Se for prestar concurso para uma vaga em outro estado, reflita. Será que você topa mudar de cidade? Pense bem! Lembre-se que você também terá gastos para se manter lá, então contabilize todos os gastos e confirme se o salário ainda valerá a pena.

Concorra a várias vagas ao mesmo tempo

Preste todos os concursos que quiser, mesmo se não for o emprego dos seus sonhos. Além de ser um ótimo treino, você pode ser aprovada! Assim, dá para continuar estudando para a carreira desejada – com mais tranquilidade e dinheiro no bolso.

Confie em você

Ninguém confia mais em você do que… você mesma! Acredite: passar no concurso depende mais do seu esforço pessoal do que da sorte. Ser aprovada é fruto de estudo e dedicação.

Mantenha o foco

Lembre-se dos motivos que levaram você a escolher uma carreira pública. Se foi por causa da remuneração e da estabilidade, cole um cartaz com o salário e a palavra ”estabilidade” próximo ao seu canto de estudos. Isso a estimulará a ir em frente!

Prepare-se com antecedência

Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes das provas. Então, o ideal é iniciar os estudos logo cedo. Reveja as matérias básicas, comuns à maior parte dos concursos pelos quais você se interessa. Evite assuntos muito específicos.

Organize seu tempo

Faça um planejamento do quanto estudará por dia ou semana, sem deixar de lado o tempo para o descanso e o lazer. Dê prioridade ao que você acha mais difícil. Acompanhe seu progresso: o que falta estudar?

Estude conforme cada edital

Mantenha o foco no que será exigido na prova. Dedique-se mais a conteúdos que têm peso maior na nota: uma matéria com peso 2 merece o dobro de atenção de uma com peso 1

Você pode aprender qualquer matéria

Às vezes, parece impossível estudar algumas disciplinas. Matemática financeira, por exemplo, chega a dar arrepios em muita gente. Mas não se desespere: com esforço e paciência dá para ter sucesso! Se puder, peça ajuda a um amigo que seja bom na área.

Resolva provas de anos anteriores

Ao fazer isso, você conhece vários estilos de prova e percebe o que os examinadores exigem – entender o significado de uma lei ou decorá-la, por exemplo. E você ganha a velocidade necessária para resolver as questões.

Não se assuste com a concorrência

É melhor não ficar pensando em quantos candidatos disputam a mesma vaga que você. Isso dá desânimo. Pense que muita gente não se preparou para a prova – pelo menos não como você!

Pense no concurso como mais uma prova

Imagine que o concurso é uma avaliação como as do tempo de colégio: você tem de tirar uma nota para passar. Acertar 80% da prova é uma média que garante a aprovação na maioria dos concursos públicos.

Prepare-se para todas as fases

Normalmente, cada fase do concurso tem um tipo de prova diferente. Alguns têm só provas objetivas (de assinalar). Outros também têm provas discursivas, exames físicos e até avaliações orais. Prepare-se para todas essas fases.

Cuidados antes do grande dia

Dias antes, reveja toda a matéria estudada.

Alimente-se bem e evite comidas pesadas.

Procure dormir bem.

Conheça o local da prova com pelo menos um dia de antecedência.

Chegue uma hora antes de começar a prova.

Se estiver calor, vá com roupas leves. Leve uma blusa para o caso de a sala ter ar condicionado.

Separe canetas, lápis, borracha, documento de identidade (original com foto), cartão de inscrição, um lanche (frutas, barra de cereal) e água mineral.

O que fazer durante a prova

Leia com atenção as instruções da prova.

Comece resolvendo as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, por fim, as mais difíceis.

Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar relê-lo depois.

Reserve de 30 a 40 minutos para preencher o cartão de respostas.

Fique na prova até o final: batalhe questão por questão. Aos poucos, a ansiedade diminui e você conseguirá resolver o que estava emperrando no início da prova.

Fonte: M de Mulher

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

2 Comments

  1. Foi de muita utilidade para mim. Pois, estou cursando graduação em Direito (6º Semestre), bem como, já prestei alguns concursos e pretendo prestar outros até chegar ao meu objeto; mas, reconheço que não havia me preparado físicamente para tal esforço, tendo como consequêcia um desempenho desfavorável.
    Tenho certeza que também é de muita ajuda para outras pessoas.
    Muito obrigada

    Ver mais
  2. Que ótimas dicas,estou me preparando para prestar dois concursos.

    Ver mais