Os Super-alimentos que ajudam no fortalecimento do sistema Imunitário

Silvia Alvarenga

  • 18
  • Ago
  • 2010

Os Super-alimentos que ajudam no fortalecimento do sistema Imunitário

  • 18
  • Ago
  • 2010

Recentemente foi elaborado um artigo, pelo “Institute of Health Sciences”, sobre os super alimentos que fortalecem o sistema imunitário de forma natural.

O artigo enumera os alimentos que mais propriedades benéficas contêm.

Com pequenas alterações no dia-a-dia, consegue-se fortalecer o sistema imunológico, sem a ajuda de suplementos alimentares.

Tenha atenção a uma alimentação variada e equilibrada. A monotonia pode dar origem a carência em alguns minerais ou vitaminas.

No artigo publicado recentemente, podemos encontrar alimentos que ajudam a prevenir constipações ou gripes sazonais. Alimentos tais como:

Alho

É um dos melhores antibióticos naturais. Pode ser utilizado em qualquer prato de cozinha. Este alimento ajuda na prevenção das mais comuns constipações até para prevenção de doenças do foro gastrointestinal. O alho contém um composto, de nome Alicina, que é um óleo volátil sulforoso, que inibe o desenvolvimento de bactérias, fungos e estimula o fluxo das enzimas digestivas. O artigo refere que além do alho, o cravinho e o tomilho também contêm este poderoso composto anti-bacteriano e anti-cancerígeno.

Iogurte

Um estudo alemão demonstra que os probióticos, encontrados no iogurte, podem reduzir os efeitos da constipação em menos de 2 dias. Mas nem todas as estirpes de bactérias têm esse efeito imunitário. No estudo concluiu-se que apenas as bactérias Lactobacillus casei e Lactobacillus reuteri demonstraram terem efeitos sobre o sistema imunológico. Deve procurar iogurtes que contenham estas estirpes.

Cogumelos

Estes alimentos contêm beta-glucano que ajudam no processo de defesa do organismo. Este hidrato de carbono liga-se aos macrófagos, activando-os para o combate contra vírus, bactérias e células cancerosas. Coloque cogumelos na massa, na sopa ou na pizza. Não tem necessariamente de ser cogumelos exóticos. Os cogumelos brancos, frescos, são uma boa fonte.

Alimentos ricos em Vitamina C

Existem vários estudos que indicam que a vitamina C é excelente para a cura e prevenção de constipações e gripes, diminuindo os sintomas associados a essas doenças. Deve incluir, laranja, kivi, morangos, pimentos, brócolos, tomate e couve na sua alimentação diária.

Peixe

A maior parte das pessoas associam o peixe aos ácidos gordos ómega 3. Esta é uma excelente gordura para protecção de doenças do coração. Além destes ácidos gordos, poderá encontrar também o Selénio. Este micro-nutriente é um potente anti-oxidante. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que uma dieta rica em selénio aumentava as defesas do sistema imunitário. Outros estudos demonstram que o excesso também pode ser prejudicial. Por conseguinte, deverá incluir alimentos com selénio na sua alimentação e deverá evitar tomar suplementos de selénio.

Nozes


As nozes são ricas em gordura saudável. São também ricas em anti-oxidantes como os ómega 3 e polifenóis. Apesar de conterem muita energia, não está comprovado que se ingerir 5 a 6 nozes por dia, aumentaria de peso.

Com base nestes super alimentos poderá fazer uma alimentação rica em anti-oxidantes e prevenir-se contra gripes e constipações.

Fonte: http://www.dietasaudavel.com.pt/

Dra Lúcia de Sousa

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

3 Comments

  1. Olá, Muito bom artigo.
    Eu trabalho com produtos para aumento do sistema imunológico. É uma novidade no Brasil e uma tecnologia que eu nunca havia visto antes e totalmente natural. Potencializa seu sistema imunológico em até 287%.

    Ver mais
    1. 287?!… ceeertoo.

      Ver mais
  2. esse site me ajudou bastante, pois agora vou saber o que e que eu vou comprar para comer. obg ‘-_-‘

    Ver mais