O poder das frutas

Silvia Alvarenga

  • 22
  • Nov
  • 2010

O poder das frutas

  • 22
  • Nov
  • 2010

Os pigmentos, que determinam as cores dos alimentos, desempenham um papel fundamental.

Elas ajudam na prevenção do cancro, do envelhecimento e na beleza dos cabelos e da pele. Com as frutas, além de sabor, ganhe saúde! 

 

A Natureza traz um arco-íris de alimentos saudáveis e que ajudam na manutenção do corpo e na prevenção de doenças. E é preciso uma dieta rica desses nutrientes para que o organismo funcione bem. Essas substâncias contêm compostos, como os hidratos de caborno (de onde o corpo retira energia), as proteínas (que, quando ingeridas, entram nos músculos, nas células sanguíneas e na pele) e as gorduras, que também absorvem as vitaminas A, D, E e K. Há também os micronutrientes, que são as vitaminas e os sais minerais que ajudam no combate aos radicais livres e à fabricação das hormonas.

Com todos esses componentes, é fácil estar saudável e bela. Para fazer refeições equilibradas e coloridas no dia-a-dia, o segredo está em comer um pouco de tudo, mas sempre com moderação. Isso quer dizer que é necessário ingerir de quatro a seis refeições por dia. Assim, o corpo não fi ca sobrecarregado e vai absorvendo tudo aos poucos.
Um cardápio diário equilibrado pode prevenir o colesterol alto e a diabetes, ajuda a perder peso, pois inibe a fome, e estimula o sistema digestivo a queimar calorias. Numa refeição, é preciso fazer a combinação de um alimento construtor (como o iogurte), uma fonte de energia (pão) e um regulador – neste, encaixam-se as frutas, fundamentais, refrescantes e o melhor: a maioria delas tem poucas calorias. As cores das frutas são excelentes pistas para saber quais os seus nutrientes e trazem diferentes pigmentos importantes, como o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, que dá a cor avermelhada, e ambos possuem propriedades antioxidantes. Portanto, coma fruta, sempre!

Laranja e Amarela

Os tons vêm do betacaroteno. Quanto mais forte a cor, mais terá esta substância. Previne o cancro, auxilia na manutenção dos cabelos, dos pulmões, do aparelho digestivo e das artérias, além de ser aliado da visão. As frutas amarelas possuem ainda a vitamina C.
ANANÁS: é fonte de fi bras e de vitamina C. Ajuda o intestino a trabalhar melhor e protege contra o entupimento das artérias, os tumores e a arterosclerose.

LARANJA: é conhecida pela vitamina C (100g possui 53,2mg), que deixa o organismo resistente às gripes e constipações. É rica em potássio e combate os tumores.

DAMASCO: com quase zero de calorias, ele é rico em fi bras, hidratos de carbono, ferro e potássio. Esta fruta beneficia o intestino e também contém uma grande concentração de ácido fólico, que previne o Alzheimer.

Vermelha

As frutas dessa cor possuem o licopeno, que tem acção semelhante ao betacaroteno. Esse fi toquímico protege contra o cancro da próstata, estômago, esôfago, intestino, colo do útero, ovários e mama. O stress também é controlado. Quando consumido em formas concentradas (como o molho de tomate), o licopeno tem maior poder e não é degradado quando cozinha.

MORANGO: além de ser muito saboroso, protege a visão, com a vitamina A e contém potássio, magnésio, fósforo e ferro, que previnem a anemia. Ainda ajuda a baixar o colesterol e protege contra os radicais livres.

CEREJA: esta frutinha é poderosa, pois ajuda a baixar o colesterol e os triglicérides, e contém potássio, que ajuda a manter a tensão arterial. A cereja também contém a quercetina, que combate o risco de enfarte,derrame e de cancro.

MELANCIA: 90% desta fruta é composta por água. Isto quer dizerque é óptima para a hidratação do corpo, tem poucas calorias e um grande poder antioxidante. Além da vitamina C e potássio, que protege o coração.

Branca

O pigmento chamado fl avina dá essa tonalidade aos alimentos. A presença dele mostra que eles são ricos em hidratos de carbono, minerais, vitamina B6 e outros importantes nutrientes para o corpo. Esses componentes favorecem a renovação celular e protegem o sistema imunológico, ajudando na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.

BANANA: é rica em potássio, que fortalece os músculos e previne as cãibras. Possui fi bras solúveis, que dão a sensação de saciedade. A fruta esverdeada poupa o estômago de ácido em excesso, protegendo de gastrite e úlceras.

MAÇÃ: contém fi bras que trabalham com os fl avonóides, diminuindo o colesterol e resolvendo os problemas de asma. Possui antioxidantes e protege as cordas vocais.

PÊRA: protege contra o cancro graças ao selénio. É rica em fi bras, o que ajuda na prisão de ventre e na digestão. O magnésio auxilia na absorção de nutrientes e o fósforo colabora com as contracções musculares.

Roxa e Preta


Este tom vibrante e bastante atraente é encontrado nos alimentos graças à antocianina, substância ligada a vitamina B1, que tem o trabalho de transformar os hidratos de carbono em energia para o corpo gastar. A falta constante desta vitamina pode acarretar a perda de apetite e, consequentemente, a redução de peso e, em casos mais graves, pode levar à anorexia (sério desvio alimentar).

FIGO: ele protege contra a anemia, por ser rico em ferro, tem poucas calorias e protege os músculos, principalmente o coração.

UVA: contém iodo – importante para o bom funcionamento da tireóide – cálcio, fósforo e magnésio. A sua casca contém fi bras, que ajudam o intestino a funcionar melhor. Outra vantagem é a acção antioxidante, que impede o entupimento das artérias, benefi ciam o coração e controlam a tensão alta.

AMEIXA: ela ajuda a acabar com a tosse (por conter mucilagens) e combate a prisão de ventre. E o melhor: tem poucas calorias. Possui a pectina, um tipo de fi bra que, além de auxiliar o intestino, ajuda a baixar o LDL (colesterol mau).

Verde


Está nas folhas e o que dá esta pigmentação ao alimento é a famosa e poderosa clorofi la. É rica em magnésio, aumenta a oxigenação das células e potencializa a vitamina C. O consumo de alimentos desta cor ajuda a repor a energia gasta pelo corpo e ajuda no combate de tumores malígnos, principalmente os pulmonares.

KIWI: ajuda na fertilidade masculina, graças a uma propriedade da vitamina C, de barrar os radicais livres. Contém zeaxantina, que previne a cegueira.

ABACATE: possui o ácido oléico (como o azeite), que previne o LDL (colesterol mau) e mantém o HDL
(colesterol bom). Fonte de potássio, vitamina E e glutadiona, protege o coração e previne o cancro.

UVA VERDE: conhecida como uva-itália, tem um sabor adocicado e possui vitaminas B e C. Não é muito calórica: 100g da fruta tem em média 50kcal. É rica em sais minerais, como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Castanho



Estes frutos secos são excelentes fontes de fi bras, que ajudam a regular o intestino, prevenindo desde a prisão de ventre até ao cancro. Também auxiliam no controlo do colesterol e ajudam a combater a diabetes. Estes alimentos ainda possuem selénio e vitamina E, que fortalecem o organismo e previnem as doenças do coração. Além de ter efeito antioxidante, anticoagulante, antidilatador, eles combatem também o cansaço.

NOZES: ajudam a combater o colesterol e são amigas do coração. Contêm ácido fólico, zinco, potássio e vitamina C, que trabalham na cicatrização.

AVELÃ: As suas folhas secas e o óleo extraído são úteis nas infl amações do intestino e ajudam na cicatrização de feridas. É fonte de cobre e de enzimas, que transportam o ferro para o organismo.

CAJU: este fruto seco possui grande quantidade de gorduras poli-insaturadas, que fazem bem ao coração, combatendo o colesterol. É rica em vitamina E, potássio, fósforo e sódio, que auxiliam no fortalecimento dos ossos. Os cajus combatem a depressão, a tensão alta e as inflamações no intestino.

Por Carolina Brito, nutricionista

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

5 Comments

  1. Eu gosto de comer todo tipo de frutas, obrigado e muito bom saber quantas vitaminas elas contem.

    Ver mais
  2. gostei muito das materias

    Ver mais
  3. adorei, como muita fruta,e é muito bom saber pra que serve cada uma,todo mundo devia trocar guloseimas por frutas,sao mais baratas e saudavéis.

    Ver mais
    1. É verdade vou tentar kk

      Ver mais
  4. muito bom

    Ver mais