Novos hábitos

Silvia Alvarenga

  • 2
  • Fev
  • 2011

Novos hábitos

  • 2
  • Fev
  • 2011

Como aliviar a dor de cabeça?

Entupir-se de analgésicos não é a melhor saída para o tormento. A grande sacada é prevenir as crises com ajustes no cardápio. É que as dores de cabeça tensionais, inclusive a enxaqueca, dão as caras por causa do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos.

Resultado: inflamação e dor. E a comida tem muito a ver com isso.

Alimentos embutidos — como a salsicha — contê nitratos e nitritos, substâncias por trás da dilatação. Daí, nos mais suscetíveis, isso é suficiente para desencadear a dor.

Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias, como ômega-3, podem ajudar a evitar o incômodo. É o caso dos peixes, como a sardinha e o salmão.

CORTE:

Cafeína: altera a circulação sanguínea. Está pesente no café, no refrigerante à base de cola, no guaraná e no chá mate.

Nitritos e nitratos: dilatam os vasos. São encontrados nas linguiças, nas salsichas, nas carnes, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.

Tiranina: libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoim, carne defumada e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância.

Fenois, aldeídos e sulfetos: estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e liberam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral.

APOSTE:

Gorduras do bem: as do azeite de oliva, da sardinha, do salmão e da anchova agem no controle da dor.

Triptofano: ajua a liberar serotonina, que promove bem-estar. Invista em fontes como banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão e granola.

Anti-histamínicos: inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão no orégano, no cravo, na canela e no gengibre.

DICA:

Evite ficar muito tempo de barriga vazia. Durante o jejum, as taxas de açúcar no sangue caem, levando à falta de oxigenação e à dilatação dos vasos, provocando a dor.

Fonte: M de mulher

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

4 Comments

  1. Amei a pagina da dor de cabeça, aprendi muito agora a Deus dor de cabeça .
    obrigada dona vivi

    Ver mais
  2. ola obrigada pelas dicas ,elas sao eessenciais ,para ter uma boa vida,ficarmos em boa forma e ter mais saude bjs

    Ver mais
  3. adorei a a pagina de dor de cabeça pois tenho queria saber mais sobre mulheres gravidas

    Ver mais
    1. Keula preciso muito falar com você sobre uma moto que consta em seu nome, me add no facebook

      Ver mais