Melasma

Silvia Alvarenga

  • 18
  • Mai
  • 2011

Melasma

  • 18
  • Mai
  • 2011

Um problema cutâneo que afecta sobretudo mulheres. Saiba como manter-se a salvo.


O melasma designa uma coloração escura da pele (hipermelanose) que aparece nas áreas da cara expostas ao sol.

De acordo com a American Academy of Dermatology, este problema cutâneo afecta maioritariamente mulheres. Apenas dez por cento dos afectados são homens. Independentemente disso, todos se devem resguardar de uma exposição solar excessiva.

As mulheres são mais propensas a este problema, sobretudo durante a gravidez ou quando tomam a pílula ou seguem uma terapia hormonal de substituição na menopausa. As pessoas mais morenas têm maior probabilidade de vir a ter melasma porque a sua pela produz mais pigmentos.

Causas

Parece estar associado às mudanças hormonais a nível dos estrogéneos e progesterona, combinadas com uma excessiva exposição solar. Outros factores de risco podem ser a fotosensibilidade a determinados medicamentos ou cosméticos ou ainda problemas de tiróide.

Sintomas

Resumem-se ao aparecimento de manchas de cor café, que se desenvolvem gradualmente, sobretudo nas bochechas, no nariz, no lábio superior e na testa. Costumam ser iguais nos dois lados da cara.

Tratamento

Cremes à base de tretinoína, hidroquinona e ácido kójico, peeling químico ou laser são algumas das formas de tratamento mais utilizadas.

Prevenção

A melhor forma de evitar este inestético problema cutâneo é utilizar diariamente (e durante todo o ano) um creme com um índice de protecção solar 30, no mínimo. Proteja-se também com óculos de sol e chapéu e evite apanhar sol.

Prognóstico

Estas manchas desaparecem quando a mulher dá à luz, deixa de tomar a pílula ou acaba a terapia hormonal de substituição.

Mas estas podem, no entanto, ser tratadas com cosméticos aclaradores. Este tipo de produtos não substitui, contudo, o uso diário de protector solar. Mesmo no Inverno ou nos dias de maior vento, este deve ser usado, durante todo o ano.

Fonte: Revista Prevenir

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

4 Comments

  1. Fiz tratamento com acido glicolico a 30% e melhorou muito comprei nesse site tem coisas boas lá

    Ver mais
  2. Olá!Sou homem e tenho melasma,sei que esse problema não tem cura ,ja fiz de tudo .Mas gostaria de saber se esta proximo de ter uma cura para essa doença que calsa muito desconforto as pessoas

    Ver mais
  3. Ola a equipa de Coisas de Mulherers.
    Amei as dicas que deram sobre o Melasma mas, nao sei aonde encontrar cosmeticos aclariadores para tratar o meu problema.
    No meu caso, apareceram-me na testa, depois de comecar a tomar a pilula(Dianet), indicada pela médica de familia e o Dermatologista. Tomei esta pilula para tratar da acne e, aparecem-me estas manchas na testa. A Dermatologista, disse-me que o Lazer nao resolvia e, vejo nas vossas dicas que o lazer resolve. Vivo na Irlanda do Norte e, aqui nao encontro cosméticos aclareadores.
    Vejo-vos todos os Sabados.
    Obrigada.
    Bjinhos

    Ver mais
  4. oi gente,como eu ansiava por uma materia sobre melasma..vcs sao demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!muito obrigada.

    Oi gente,como eu ansiava por uma materia sobre melasma.Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito obrigada e parabens pra toda equipe.bjs

    Ver mais