Jovens “Super dotados”

Silvia Alvarenga

  • 21
  • Dez
  • 2015

Jovens “Super dotados”

  • 21
  • Dez
  • 2015

Com um QI acima dos 130 pontos, habilidosa em qualquer instrumento musical, dotada para resolver qualquer problema, com uma capacidade de raciocínio acelerada.

Assim são as jovens superdotadas na sociedade.

Mas também existem jovens “superdotadas” na Obra de Deus, pessoas cujas palavras são inspiradoras, são super responsáveis e até maduras para a sua idade, fazem tudo com excelência. Sabemos que não são perfeitas (afinal ninguém é…) mas os seus defeitos não são assim tão relevantes.

Porém, normalmente, como se vê uma jovem “superdotada”?

Isolada. Pois não tem paciência para conviver com os demais, afinal são todos muito mais lentos e desinteressantes. Os livros se tornam a sua melhor amiga, afinal eles lhe acrescentam o que mais ela tem e a faz sentir tão especial: o conhecimento.
Não se sente à vontade em qualquer ambiente. Afinal não é qualquer ambiente que valoriza o que ela tem para dar.
Não se comunica bem. Pois ninguém vai entender nem ver da maneira que ela vê e ainda vão tirar conclusões erradas sobre o que ela falou.
Intolerante. Quando vê um erro em alguém acha aquele erro gravíssimo. Pois se ela conseguiu alcançar o objectivo como pode a outra pessoa não conseguir também?

Mas a inteligencia e o conhecimento não deveriam ser coisas boas de se cultivar? As habilidades não são algo em que devemos investir? Não é a inteligência dada por Deus? Será que para ser feliz e agradar a Deus devemos ser ignorantes, sem estudos, limitados em nosso intelecto, sem habilidade nenhuma?

Claro que não!
Deus deu-nos inteligência, capacidade de solucionar problemas, ensina-nos a aprimorar as nossas habilidades; Ele chega a prometer-nos a mente Dele!

“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:16

Jesus foi o exemplo de uma pessoa “superdotada”.

Consegue imaginar o que é a mente de Cristo? A mente mais superdotada de todos os tempos!! Que vê o passado, o presente e o futuro; que enxerga soluções onde só existem problemas, uma mente revolucionária!! Agora imagine-O, com toda a sabedoria poder e entendimento, viver aqui na Terra sob um corpo que padece, que fica cansado e tem fome, e ainda conviver com pessoas ignorantes, difíceis de entendimento e que não conseguiam alcançar a visão do que Ele estava a tentar mostrar… Sabe como Ele conseguiu? ELE FOI HUMILDE!

Mesmo Ele convivendo com pessoas incultas, que só viam o que estava à frente dos olhos e que só queriam o que era físico, Ele não Se isolou;
Mesmo sendo de família pobre na terra e Reis dos Reis no Céu, Ele assentava-Se à mesa com pobres e nobres e nunca Se retraiu ou Se escondeu;
Mesmo tendo uma mente que via tudo profundamente, as Suas palavras eram simples e diretas, do nível das pessoas que estavam a ouvir;
E outro detalhe que me encanta Nele: Jesus avisou a Pedro que ele iria trai-Lo, Pedro quase que garantiu que isso nunca iria acontecer, e acabou acontecendo. Errou feio! O que Jesus fez? Ficou triste, frustrado intolerante com Pedro? De maneira nenhuma! Com toda a paciência, Ele não só aceitou a Pedro como o fez o primeiro líder da Sua Igreja.

Quando a pessoa tem capacidade, mas não tem humildade, ela sempre será inútil para Deus. O foco dela está errado. Ela está construindo uma fortaleza com pedras inquebráveis, sem buracos nem falhas, a muralha perfeita …. mas no interior da cidade! Ou seja, não tem qualquer finalidade a sua obra.

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.
Jeremias 9:23,24

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

129 comentários

  1. Temos que ter essa curiosas para aprender algumas habilidade pois minguem nasce sabendo de nada tem que ter um interesse e ser humildade para aprender os ensinamentos da pessoas para nos tornar essa jovem super dotada,nunca sabemos de nada acada dia procuramos aprender uma coisa nova .

    Ver mais
  2. Uau!!! Muito bom e forte esse texto!!! Falou profundamente comigo.

    Ver mais
  3. Realmente muito forte essa passagem, devemos imitar o exemplo do Senhor Jesus.

    Ver mais
  4. Sou assim.

    Ver mais
  5. Olá D. Silvia!
    As vezes com fácil acesso a tantos conhecimentos deixamo-nos levar, afinal, “sabemos tanto”… Quando na verdade quanto mais sabemos mais humildes devemos ser, e mais dedicados, usando tudo em prol da obra.
    Sempre fico maravilhada quando se fala de Pedro. Errou, e ainda assim foi o primeiro líder da Igreja, tudo porque com certeza foi humilde de Espírito… Muito forte!
    Obrigada por esse post, com certeza me ajudou! Beijinhos 🙂

    Ver mais
  6. Olá dona Silvia, sou estudante e amo o conhecimento, e cada vez que aprimoro minhas habilidades sinto-me útil mais ainda à Obra de Deus, consigo resolver as questões da minha vida, tenho mais discernimento, e até mesmo consigo ajudar muito mais as pessoas ao meu redor. Sempre prezei pela humildade, e admiro bastante o exemplo do Senhor Jesus.
    Gostei muito desse post, falou fortemente comigo.
    Deus a abençoe. Beijoss!!!

    Ver mais
1 2 3 22