Escolha os óculos certos

Viviane Freitas

  • 27
  • Out
  • 2010

Escolha os óculos certos

  • 27
  • Out
  • 2010

Como escolher conforme o rosto?
Para além de um modelo estiloso, é muito importante escolher óculos que sejam proporcionais ao tamanho do rosto e aqui não há que enganar: os modelos pequenos são os ideais para rostos pequenos e os modelos grandes os mais indicados para rostos grandes. O contraste é obtido com o formato da armação, ou seja, as linhas direitas favorecem rostos redondos e os óculos arredondados são perfeitos para rostos quadrados.

Rosto oval

Se tem um rosto oval, pode considerar-se uma sortuda, porque, como tem uma cara simétrica, praticamente todos os estilos favorecem-lhe! Há apenas uma recomendação a fazer: não escolha modelos muito largos, porque podem sair fora do rosto, parecendo, obviamente, desadequados!

Rosto triangular


Se tem um rosto triangular, tem uma cara mais larga em baixo do que em cima. Para equilibrar, o ideal são óculos de sol com uma armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, caso do modelo aviador, que lhe vai assentar na perfeição!

Rosto redondo

Quem tem um rosto redondo, deve procurar óculos de sol que dêem a ilusão de uma cara mais fina e longa. Prefira armações da mesma largura da sua face ou maior (aqui é permitido que os óculos saiam fora do rosto!), com linhas rectas e angulares, para um perfil mais elegante e suave. Esqueça os modelos redondos, porque redondo com redondo não combina!

Rosto quadrado

Se tem um rosto quadrado, já dá nas vistas, por isso, os óculos de sol que mais favorecem este tipo de cara são as armações curvilíneas, redondas ou ovais, assim como as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) para suavizar e definir o rosto.

Rosto rectangular

Quem tem um rosto rectangular pode optar por modelos redondos, os mais recomendados para equilibrar faces com queixos ou testas proeminentes.

Rosto triangular invertido

Se, ao contrário, tem um rosto triangular invertido, tem uma cara mais larga em cima do que em baixo. A harmonia é conseguida com uma armação que assente abaixo das têmperas, de preferência sem aros.

Rosto diamante

Para quem tem um rosto em forma de diamante, as recomendações passam pelos estilos ovais ou sem aros, para emprestar largura acima das maçãs do rosto, complementando assim as bochechas mais salientes.

A cor também conta
Para um look perfeito, escolha os óculos de sol na cor que melhor combina com o seu tom de pele: se for morena, o preto, embora um favorito de sempre, pode conferir um ar muito pesado, ao contrário das armações metalizadas, douradas ou âmbares; se tiver uma tez clara, opte pelas armações azuis, verdes, em padrão de tartaruga ou leopardo; uma pele pálida pode ganhar outra luminosidade com uns óculos beges, âmbares ou com um toque de rosa. Relativamente à cor das lentes, engana-se se pensa que quanto mais escuras, mais protegem! Na realidade, são as lentes castanhas aquelas que permitem uma melhor qualidade de visão e de contraste entre a luminosidade e a escuridão.

O mistério dos óculos escuros
Não podíamos deixar de partilhar esta curiosidade: um estudo da Universidade de Londres concluiu que os óculos de sol dão, a quem os usa, um anonimato que lhes permite ver sem ser visto e, curiosamente, este “disfarce” . O mesmo trabalho revelou ainda que o uso de óculos de sol transmite sinais fortes de autoconfiança e de sensualidade. Não há nada como um olhar escondido, para conferir um ar misterioso a qualquer mulher…

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

5 Comments

  1. Oii,amei as dicas mais eu gostaria de saber se o óculos de sol aviador pode ser usado para quem tem o rosto oval?
    Por favor me respondam eu preciso saber disso!

    Ver mais
  2. Amei essa dica sobre oculos escuros!:-)))
    eu adoro Oculos de soll, adorei …..mesmo….gente!

    Beijocas pra voces!

    Ver mais
  3. adorei todas as materias que voces fizeram,parabens.

    Ver mais
  4. Obigada pela dica!

    Ver mais
  5. gostei muito que vcs falar sobri os oculos .

    Ver mais