Emagrecer com saúde

Silvia Alvarenga

  • 23
  • Set
  • 2010

Emagrecer com saúde

  • 23
  • Set
  • 2010

Está decidida a perder peso?

Saiba quais são as dez regras de uma dieta de sucesso.

1- Siga a sua vontade

Muitas vezes, a decisão de perder peso surge por influência de um amaiga. Para Teresa Brancio, fisiologista do controlo do peso e do exercício, esta é uma das razões do fracasso: “É muito importante querer perder peso pois uma perda de peso saudável requer sempre mudanças no nosso estilo de vida e são mais fáceis de alcançar quando realizadas na hora certa”

2- Personalize a dieta

Num regime drástico as mudanças físicas desaparecem à mesma velocidade com que foram conseguidas. É frequente as pessoas terem insucesso na manutenção do peso porque as estratégias não se identificam com a sua vida. Precisa valorizar as pequenas conquistas e objectivos alcançados.

3- Treine a mente

Use o cérebro para gerir as eternas fraquezas. Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da obesidade, recomenda aprender a dizer “não”, desenvolver estratégias para controlar a ingestão de alimentos em situações difíceis (restaurantes e festas). Se comer um pedaço de bolo, aumentea actividade física em vez de se culpar.

4- Controle o stress

O stress está estreitamente ligado ao excesso de peso. Este pode aumentar a ingestão alimentar como alívio ou compensação, o que pode desencadear a produção de ACTH, hormona que estimula a produção de cortisona que por sua vez aumenta o apetite.

5- Durma bem

É durante a noite que o organismo se regenera. Um estudo revela que dormir pouco provoca um aumento da fome e do apetite em particular de alimentos de elevada densidade calórica, nomeadamente açúcares. Estes resultados sugerem que o sono inadequado pode resultar em excesso de alimentação e obesidade. A fisiologista Teressa Branco indica que se deve dormir uma média de sete e oito horas por dia.

6- Beba água

Beber cerca de dois litros de água por dia mantém o organismo hidratado e ajuda a libertar toxinas. Um estudo da Universidade Standford comprovou que a ingestão de água está associada à perda significativa de peso corporal e gordura.

7- Não exclua alimentos

Ao contrário do que julga, não é saudável banir os hidratos de carbono, são fontes de energia imprescindíveis. Prefira hidratos de carbono de absorção lenta como arroz,a massa e o pão integrais. Uma dieta equilibrada assenta também na ingestão de proteínas saudáveis como carnes brancas com as de aves e porco. Procure ingerir vegetais,fruta e legumes em cada refeição das quais três incluam peixes gordos.

8- Faça mais refeições

Deve fazer uma refeição de três em três horas, caso contrário acumula fome e acaba por ingerir calorias a mais bas refeições seguintes. Registou-se uma redução significativa do risco de obesidade com o aumento do número de refeições.

9- Pratique exercício físico

Só realizando actividades físicas, quer na perda da manutenção do peso, é possível aumentar o metabolismo de forma saudável. Tenha prazer em fazer actividades físicas, ajuda a manter a regularidade. Andar de bicicleta, natação são boas opções.

10- Aposte na auto-estima

Mais importante do que as opiniões das pessoas é sentir orgulho no que somos. Partindo desta certeza, a fisiologista Teresa Branco acredita que um boa auto-estima é o melhor requisito para se manter maga para o resto da sua vida. Invista em si, valorize-se e sinta que vale a pena lutar por um peso mais saudável.

Texto elaborado da entrevista com Teresa Branco – Fisiologista

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

2 Comments

  1. Olá.
    Eu fiz um curso e descobri que o que mais engorda é a mágoa e a falta de perdão. E engolir sapo.
    Quem engole sapo fica papuda.E quem tem dificuldade de perdoar e tem apego demasiado as mágoas fica barriguda.
    O esquema é comer menos e gastar mais energia. Beber muita água.É nutrir em vez de comer.

    Ver mais
  2. Uma dica complementar a todas essas é não passar demasiado tempo em frente ao computador, isso engorda e causa varizes e celulite. Eu entro todos os dias na internet, leio meus blogs preferidos dentre os quais aqueles que falam sobre fé, moda, fitness, psicologia, produtos naturais e outros, quando acabo não penso duas vezes, desligo e vou malhar no meu aparelho eliptico, é pra compensar a média de 2horas on line, faço isso todos os dias e mantenho a forma, além disso faço uso do chá verde e ginkgo biloba. Desde que vi minha irmã chegar aos 140k e minhas irmãs com problema de coração eu decidi que a saúde deveria ser levada em consideração, a disciplina é tudo pra manter a saúde do corpo. A disciplina conforme aprendemos na IURD faz parte de uma vida de sucesso.

    Ver mais