Consulte o seu médico

Silvia Alvarenga

  • 26
  • Jan
  • 2011

Consulte o seu médico

  • 26
  • Jan
  • 2011

Prepare-se antecipadamente

As visitas ao médico fazem parte da rotina principalmente de quem sofre de alguma doença crônica e que necessita de acompanhamento constante. Mas mesmo quem se consulta apenas para verificar sua saúde e fazer exames simples, deve tirar o máximo proveito do tempo em companhia do médico.

Pacientes mais informados sobre seus problemas de saúde e que tem bom relacionamento com seus médicos, tendem a enfrentar melhor os tratamentos e seguir as orientações da maneira correta. Uma boa conversa pode ajudar o paciente a se sentir mais seguro e participativo.

Ajude seu médico a entender a forma como se sente, isso dará a si próprio mais possibilidades de se beneficiar com o tratamento. O tempo em que você vai estar com o seu médico é limitado. Portanto, o melhor é ir se preparando antecipadamente para a consulta.

E a preparação começa na hora de marcar a consulta com o médico. Sempre que possível, faça uma programação no calendário, tendo o cuidado de marcar as datas e horários para as consultas com antecedência e anotando em sua agenda, lembrando sempre de adaptá-las às suas responsabilidades diárias. Marcada a consulta, o próximo passo é começar a se preparar para a conversa com o médico. Faça uma lista, anote todas as suas dúvidas, escreva todas as perguntas para não se esquecer de nenhuma.

No dia da consulta, chegue pontualmente ao consultório e tenha em mãos os documentos e exames necessários. Enquanto aguarda sua vez, aproveite para verificar a sua lista de perguntas e dúvidas, assim como repassar mentalmente as informações que precisará dar ao médico visando um melhor atendimento. Não se aborreça nem reclame quando ocorrer atraso no horário de sua consulta. Afinal, tanto os médicos quanto os seus auxiliares gostariam muito que tudo corresse rigorosamente no horário, pois eles também têm compromissos. E, com certeza, são os cuidados com os pacientes, na grande maioria das vezes, as causas dos atrasos.

Ao encontrar-se com o médico, ouça com a máxima atenção o que ele tem a dizer e procure fazer anotações sobre as instruções do tratamento, quando você precisará voltar, os exames que deverá fazer, os cuidados a tomar, as providências. Aproveite a consulta com seu médico e não deixe de expor seus receios com referência a medicações, exames, procedimentos, as dúvidas quanto ao êxito do tratamento, suas dificuldades pessoais, direta ou indiretamente ligadas a seu estado de saúde.

Não deixe de perguntar também sobre as fases e os prazos que envolvem o tratamento médico, as perspectivas, as possibilidades e as dificuldades do tratamento, as implicações do seu estado de saúde e do tratamento em sua vida pessoal e profissional, se há necessidade de procurar outros profissionais da área de saúde.

Durante a consulta, se não estiver entendendo o que o seu médico está dizendo, não tiver a menor idéia dos termos por ele utilizados, a melhor coisa a fazer é pedir que explique até que você compreenda claramente. Não leve dúvidas sobre a consulta com o médico para casa. Aproveite o tempo para esclarecer tudo o que deseja saber. Caso você queira obter mais informações sobre o seu caso, peça para o seu médico que indique sites ou livros.

Terminada a visita ao médico, verifique se você está com todos os seus documentos pessoais, exames, solicitações de exames e procedimentos, encaminhamentos e atestados e se os papéis estão devidamente assinados pelo médico e com o seu carimbo.

Fonte: Dicas de mulher

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*