Como ganhar algum dinheiro extra?

Viviane Freitas

  • 4
  • Nov
  • 2010

Como ganhar algum dinheiro extra?

  • 4
  • Nov
  • 2010

Estamos ou não estamos sempre à procura de formas de esticar o salário e poupar para comprar aquelas botas de camurça fantásticas, para acabar de pagar a prestação do carro, para aumentar a nossa conta poupança ou para poder finalmente fazer aquelas férias?

Por vezes, e por mais que trabalhamos no dia-a-dia, uma fonte de rendimento extra vinha mesmo a calhar. Descubra os seus talentos escondidos e ponha as mãos literalmente na massa.

Cozinhar: Se tem uma relação de amor com a sua cozinha e um jeito inato para fazer bolos deliciosos e enfeitados qual obra de arte de açúcar, porque não comercializá-los? Crie um blogue para o efeito, onde vai divulgando o seu doce portfolio e a partir do qual os interessados possam efectuar as suas encomendas. Será apenas uma questão de tempo até que os seus bolos artísticos andem na boca de todo o mundo… e a contribuir para uma carteira mais recheada.

Bela bijutaria: Há anos que confecciona os seus próprios brincos, pulseiras e colares, tendo nesse processo criativo o seu momento zen? Porque não transformar o agradável no útil e passar a comercializar bijutaria original? Um dos melhores meios de divulgação é, sem dúvida, através de um blogue ou site e, embora existam milhares de “lojas” na Internet a competir por um lugar no porta-jóias das mulheres, só tem de se destacar. Deixe que a imaginação a oriente…

Estilista em part-time: Hoje em dia, aquilo que qualquer fashionista mais procura são designs trendy e exclusivos que serão a inveja de todas as suas amigas, por isso, se tem jeito para o corte e a costura (sim, aquela com linhas e agulhas!) dedique-se àquelas peças que sabe realmente confeccionar como mais ninguém. Podem ser camisolas em lã, vestidos de Verão ou cachecóis originais, o importante é que os dê a conhecer – numa loja do seu bairro, no Etsy ou através de um site/blogue para o efeito.

Ilustrar o mundo: Perder-se no meio de lápis de cor e folhas de papel branco, criando personagens fantásticas ou pintando quadros abstractos verdadeiramente inspiradores, pode ser um passatempo muito lucrativo. Se tem um estilo artístico inovador para partilhar com o mundo, o mundo vai querer tê-lo nas mãos. Um ilustrador ou pintor freelancer pode vender as suas obras de várias formas – colaborando com autores de livros, revistas, sites, através de exposições ou uma simples loja online para quem quiser comprar e emoldurar as suas imagens criativas.

Outras artes e trabalhos manuais: O mesmo raciocínio aplica-se a outros tipos de trabalhos manuais – desde esculturas e miniaturas, passando pela découpage e vitrais. Comece por fazer uma mini-exposição em casa, convidando familiares, amigos e amigos dos amigos para um lanche e para conhecer o seu trabalho – o resto será passa a palavra. Colocar peças suas à venda em espaços adequados, no café ou restaurante de um amigo, enquanto servem simultaneamente de exposição/decoração pode ser outra boa oportunidade de negócio.

Conhecimentos e explicações: É uma expert em português, biologia ou matemática? Há quem não seja e recorra anualmente a explicações para facilitar os trabalhos escolares e melhorar o processo de aprendizagem no que toca a matérias difíceis. Fale com familiares, amigos, colegas de trabalho, o pessoal do seu prédio ou coloque alguns flyers no café que frequenta e verá que rapidamente reunirá um grupo de alunos que precisam de toda a ajuda que conseguirem. Necessita apenas de um final de tarde por semana, uma mesa de trabalho e algumas cadeiras… o resto vai directamente para a conta.

Traduções valiosas: Nasceu para falar vários idiomas, mas raramente tem oportunidade de praticar o inglês que aperfeiçoou depois de anos a viver no estrangeiro ou do espanhol que é, desde muito cedo, praticamente uma segunda língua? O mercado das traduções é vasto e tem sempre lugar para mais um bom tradutor, por isso, vale a pena investir nalguma pesquisa, infiltrar-se no meio e começar a ver o retorno, com apenas algumas traduções freelance por mês.

Formação lucrativa: Se em criança sempre sonhou ser professora mas acabou por enveredar por outro caminho atingida a idade adulta, a verdade é que ainda vai muito a tempo. Hoje, dar formação profissional numa área para a qual tem especial apetência é um part-time que faz todo o sentido, principalmente se as aulas forem dadas em regime pós-laboral… Informe-se e deixe que a sua experiência e know-how contribuem para a conta bancária.

Ofícios em extinção: Desde simples arranjos de costura, passando pelo croché, tricô, trabalhos em linho, lenços de namorados e outras artes manuais que marcaram as vidas das nossas mães e avós, a verdade é que nos últimos tempos estas têm marcado um regresso em força. Se dominar os movimentos destas agulhas, felizmente para si existem mais pessoas a apreciar estes trabalhos do que a saber executá-los, ou seja, não se importam de pagar para os ter.

Rentabilizar para ganhar: Lembra-se daquele monte de roupa (alguma da qual ainda com as etiquetas intactas!) e acessórios que tem enfiados no fundo do armário da entrada e com os quais não sabe o que fazer? A solução é simples: vender. Em tempos de crise, as mulheres procuram saldos o ano inteiro e se tem artigos novos ou semi-novos dos quais pretende livrar-se, não faltam sites ou fóruns onde pode colocar tudo isso à venda

Fonte: www.entremulheres.com

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

8 Comments

  1. divulgação de sites e blogs Grátis, cadastre-se e ganhe 5000.00 créditos para anunciar seus projetos. Indique novos usuários e ganhe muito mais créditos!!

    http://www.surfador.meusurf.com/?m=5003

    Ver mais
  2. Gostei dessa dica!

    Nunca tinha pensado que Cozinhar pode ser um modo de se ter uma boa renda extra. Vou explorar ao máximo essa estratégia já que , modéstia a parte , eu sei cozinhar muito bem.

    Abraços!

    Ver mais
1 2