Baixe o volume

Silvia Alvarenga

  • 3
  • Set
  • 2010

Baixe o volume

  • 3
  • Set
  • 2010

Quase metade dos problemas auditivos estão relacionados com o uso excessivo e alto dos phones nos ouvidos, de Mp3 e iPod’s

O barulho pode ser comparado ao de uma turbina de avião.

É estimado que 7% da população mundial sofra de algum tipo de perda de audição. Na maioria dos casos, ela é resultado do processo natural de envelhecimento do sistema auditivo. Mas há também aqueles que apresentam perda significativa do sentido devido ao mau uso de mp3 e Ipods.

Um tocador de mp3 pode chegar à intensidade sonora de 120 decibéis (Db) em seu volume máximo. Isso corresponde ao mesmo barulho de uma turbina de avião no ato da decolagem. A maior parte das pessoas escuta música entre 110 e 115 dB, enquanto o nível recomendado é sempre inferior a 60dB. “As pessoas devem manter um volume médio no fone de ouvido do seu MP3 ou Ipod, com o qual possam manter uma conversação simultânea”, ensina Tatiana Cili, médica especialista em audiologia.

Quem vai muito a shows e concertos e fica exposto ao ruído deve saber que o som em fortes intensidades e por longo período de tempo pode causar vários efeitos ao organismo. Perda auditiva irreversível, zumbido, dificuldades para comunicação, estresse e dores de cabeça são alguns dos possíveis inconvenientes de quem anda com o som nas alturas.

Seja qual for a causa da perda auditiva, o importante é detectá-la e curá-la com urgência. Hoje em dia existem soluções realmente eficazes. A maioria das pessoas cujo problema já se instalou pode resolver a ausência de som fazendo o uso de aparelhos de amplificação sonora individual, que são eficazes e, principalmente, discretos.

Uso consciente

A médica especialista em audiologia Tatiana Cili é quem dá dicas de como manter uma audição saudável, além de como fazer o bom uso dos mp3 e Ipods:

– Não permaneça frequentemente ou por tempo prolongado em áreas com barulhos intensos;

– Evite usar volume alto nos fones de ouvido e utilize protetores de ouvido se você trabalha em ambientes ruidosos;

– Não introduza qualquer tipo de objeto no ouvido para retirada de cera. Ela é uma proteção natural do organismo;

– Se possível, realize intervalos no uso. A cada duas horas faça uma pausa de cerca de 30 minutos. Tal atitude pode ser suficiente para preservar a audição;

– Nunca deixe o problema passar despercebido. Consulte um médico sempre que tiver dúvidas ou sintomas;

– Alguns medicamentos ingeridos sem orientação médica podem prejudicar sua audição. Por isso, não faça uso de remédios sem o consentimento de seu médico.

Consultoria:
Tatiana Fernades Cili, fonoaudióloga.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

1 comentário

  1. É verdade.Meu paizinho ama um phone e já esta com problemas de audição devido o alto volume.

    Ver mais