Ácaros: o mal que você não vê!

Silvia Alvarenga

  • 18
  • Ago
  • 2010

Ácaros : o mal que você não vê!

  • 18
  • Ago
  • 2010

Algumas pessoas nunca ouviram falar, e nem sequer imaginam que convivem com eles.

Inimigos dos alérgicos e das casas limpas, os artrópodes não estão apenas no pó, mas em objetos, tecidos e, até mesmo, no seu rosto!

Como combater o ácaro em minha casa?

Se sua casa possui carpetes, tapetes e cortinas em tecido, você, com certeza, está fornecendo abrigo aos inimigos da saúde. Os ácaros podem estar no sofá, nas almofadas, no edredom que você usa para dormir, em blusas de lã, bichos de pelúcia, e até na vassoura e nos espanadores. Os ácaros se alimentam de escamas de pele humana e outros animais. Por dia, nós perdemos cerca de 1g destes pedaços de pele. Os ácaros se desenvolvem em condições de humidade altas, somadas com a temperatura de 20ºC. Nas altitudes superiores a 1.200 m, os ácaros deixam de ter condições de vida. Por isso, morar em regiões montanhosas pode contribuir para o alívio das alergias.

Tecidos e outros inimigos!

Para combater o ácaro, você deve estar consciente de algumas dicas na hora de limpar seu lar e de comprar novos pertences. Veja a seguir:

– Sua casa tem de estar sempre bem ventilada, arejada e, se possível, deve receber sol diariamente;
– Evite carpetes e tapetes. Se o carpete não puder ser retirado, limpe duas vezes por semana com aspirador, afastando a pessoa alérgica por 60 minutos do local;
– Evite cortinas com forro. Troque-as por persianas de plástico;
– Evite estofados de tecido, e dê preferência aos de couro ou revestimento semelhante;
– Evite cobertores e blusas de lã, e pre? ra o edredom, mas lembre-se de lavá-lo com frequência;
– Evite bichos de pelúcia no quarto, acúmulo de livros, papéis e caixas de papelão;
– Móveis devem ser de bordas lisas, fáceis de limpar e livres de objetos;
– Troque o seu travesseiro uma vez ao ano. Quem tem alergias, deve evitar os de penas, dando preferência aos de espuma inteiriça.

Alergias e males

Apesar de ser um micro-organismo que não aparenta incomodar, os ácaros provocam alergias no sistema respiratório, como rinite, sinusites alérgicas e asma.”Essas doenças ocorrem devido a uma resposta exagerada do sistema imunológico nas pessoas que têm predisposição genética a serem alérgicas”, conta o Doutor Roberto Bezerra de Souza, alergologista da Alergoclínica, uma das principais clínicas de tratamento de doenças alérgicas.

“O mecanismo de defesa dessas pessoas reconhece os ácaros como algo muito ruim para ele, e se defende de forma desorganizada, que leva a uma in­ amação na mucosa das vias respiratórias (rinite, sinusite e asma), isoladamente ou em conjunto, na maioria das vezes”, conta.

Mas existe, sim, um tratamento para as alergias. O tratamento previne as crises e suas complicações através da medicação de uso contínuo e prolongado, para diminuir o processo inflamatório das vias aéreas.

Fonte: http://correiaelegante.wordpress.com/

Por Inaiá Correia

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

2 Comments

  1. Vejam no site http://www.aectronica.com.br um novo tratamento para rinite e junto um documentário científico sobre o assunto.

    Ver mais
  2. Gostei muito desse comentário, pois sofro de asma bronquica, e foi muito satisfátorio esse estudo. Vocês estam de parabéns!

    Ver mais