62º Dia | Ser O Testemunho

Viviane Freitas

  • 28
  • Mar
  • 2017

62º Dia | Ser O Testemunho

  • 28
  • Mar
  • 2017

28 de Março | Terça | João 16.12-14

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

O que deve fazer antes de ouvir o audio? Clique aqui.

Olá a todos os internautas. É um prazer estarmos juntos aqui, pelo Blog.

E hoje, prepare-se, porque aquilo que o Espírito Santo vai falar conosco, é algo surpreendente. Pelo menos para mim! Está “queimando” no meu interior.

Dá-me uma alegria tão grande ler a Sua Palavra, meditar, e ficar claro para mim o que Ele quer falar… É muito glorioso!

Acompanhe comigo no livro de João, capítulo 16, versículo 12:

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (Jo.16:12-14)

Vamos acompanhar “pedacinho por pedacinho” daquilo que está escrito nestes versículos:

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.”

Jesus, o Espírito Santo, quer falar tanto conosco e nos ensinar tantas coisas, mas muitas destas não podemos suportar, porque não observamos nem os sinais evidentes na nossa vida. E Ele o está afirmando neste versículo, até porque os discípulos não tinham o Espírito Santo. Mas se também eu, que sou batizada com o Espírito Santo, não me inclinar para aquilo que é do Espírito, como é que Ele vai revelar coisas maiores para mim? Se eu não sou sensível à minha pessoa e não descubro como estou na fé, no meu relacionamento com Ele, como estou no meu relacionamento com os demais, etc.
Sim, porque o meu relacionamento com Deus reflete, igualmente, nos demais. Não pense você que é só entre mim e Deus… O meu relacionamento com Deus reflete-se no meu casamento, na minha família, no meu trabalho e nas pessoas que trabalham comigo.

Mas se eu não me inclino para ouvir a Sua voz, como será?

Se o Espírito Santo não tem espaço na minha vida, se eu estou ocupada com os meus pensamentos – e vou falar de mim, para você entender bem – se eu fico preocupada com os meus filhos, com a roupa que vou vestir amanhã, na beleza em que me falta investir, nas contas que tenho para pagar, nas coisas que estão me faltando ou nos problemas familiares, etc., se eu consumo os meus pensamentos com a minha vida quotidiana ou a minha rotina, nem preciso ter problemas… E assim, com certeza, o Espírito Santo não vai ter oportunidade para falar comigo! Porquê? Porque o meu pensamento, a minha cabeça, nutre aquilo que considero importante ou que está a chamar a minha atenção. E aquilo em que penso, é o que alimento e vou dar importância.

Então, se eu, que sou batizada com o Espírito Santo, não tenho esta percepção à voz de Deus ou às minhas necessidades interiores, como é que o Espírito Santo vai falar comigo? Se eu estou aqui apenas para ensinar as pessoas e para falar na Palavra de Deus, para ensinar e orientar, e não olhar para mim?

“Ainda tenho muito que vos dizer…”

Quer dizer que o Espírito Santo tem muitas coisas para dizer, ainda, inclusive para as pessoas que já são batizadas, mas cujos pensamentos, preocupações ou prioridades se sobrepõem ao “ouvir” a Deus, à sua alma…
Não se dedicam ao cuidado com a sua vida espiritual, mas com o seu quotidiano, com a sua própria vida, etc.

Então, como é que Ele vai revelar o que tem para me dizer, se eu não estou atenta aos sinais que estou vendo a meu respeito, e que estão diante dos meus olhos, tais como: O meu comportamento, as minhas respostas, a minha conduta, o meu caráter, as minhas prioridades, etc.

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade…”

É importantíssimo que tenhamos o Espírito da verdade, que é o Espírito Santo, para Ele nos guiar. E perceba que se Ele nos vai guiar, é porque mesmo eu sendo batizada com o Espírito Santo, não sei andar sozinha. Não sou tão poderosa assim, para ser independente Dele e apenas ajudar o próximo. Também tenho necessidade de ser ajudada em relação à minha alma.

Há necessidades em que o Auxiliador, que é o Espírito Santo, precisa me instruir.

O que significa que nem tudo o que penso, sinto, acho, ou que nem todas as minhas ideias, são certas. Por isso Ele tem que me guiar em toda a verdade.

Está vendo? Você que não tem o Espírito Santo, não ouve esta voz suave a falar consigo, mas tem que a ouvir por intermédio de outra pessoa.

Mas quem tem o Espírito Santo, e Ele acha oportunidade, Ele fala!

Às vezes a pessoa está tão ocupada, pode até nem estar ocupada fisicamente, mas a sua mente estão tão lotada de preocupações, de medos, de sentimentos, etc., porque você sabe que os nossos sentimentos ocupam os nossos pensamentos, nutrindo assim os ciúmes, o orgulho, a inveja, a vaidade, a insegurança, o medo, a timidez, enfim… Veja, então, a importância do Espírito Santo, para que Ele nos guie a toda a verdade. Porque a minha concepção, pensamentos, ideias, ponto de vista, nem sempre estão certos; pensamos que sim, porque da forma que enxergamos, é como entendemos estar certo, mas quando nos submetemos à voz do Espírito Santo, damos-nos conta que aquilo que considerávamos correto, não está assim tão certo!

“…porque não falará de si mesmo…”

O Espírito Santo não fala Dele mesmo, assim: “Eu sou compreensivo, Auxiliador, que revela a verdade, que lhe mostra o erro, o certo e o errado… sou eu que a convenço; eu sou poderoso para transformar a sua ideia e sentimentos…”.

Ele não vem fazer propaganda de Si mesmo!

Sabe o que Ele vem fazer?!

Veja que lindo:

“…mas dirá tudo o que tiver ouvido…”

O Espírito Santo vai dizer-nos tudo o que já nos tem vindo a ser revelado, quer seja através da Palavra de Deus ou pelos sinais que temos apresentado às demais pessoas, que se queixam, reclamam ou que se entristecem, conosco.

A primeira coisa que Ele vai dizer, não é: “Eu sou o Deus que te guia, eu sou a verdade…”, não! Mas dizer-lhe tudo o que você tem ouvido; aquilo em que foi orientado, instruído, aconselhado, o que ouviu na reunião, aquilo em que meditou; aquilo que a sua amiga ou o seu familiar lhe disseram e que você, na hora, não deu ouvidos, independentemente de você ser cristão, ou não.

Depois de Ele me falar o que eu já tenho ouvido, porque na verdade eu ouvi, mas não atentei… é que Ele nos faz reparar ou consertar os nossos erros. Não somos o “Todo-Poderoso”, que não temos erros e que só temos direito de ensinar, não! Ele vai dizer-lhe tudo o que você tem ouvido!

Que lindo… Ele é muito lindo! Desculpem, Ele é demais e não tem como eu não falar isso!

“…e vos anunciará o que há de vir.”

Aqui sim! Depois de sermos sensíveis, aceitarmos e nos submetermos à voz de Deus, então o Espírito Santo vai anunciar o que há-de vir! Vai anunciar outras coisas… coisas maiores!

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu…”

Só há como eu glorificar a Deus, se eu recebo o que é Dele! Se eu não recebo nada de Deus, e a minha fé limita-se ao que eu vivi há dois anos atrás, há 5 anos atrás; quando eu estive em Portugal ou passei por tal lugar, etc., etc., então eu não vou glorificar a Deus agora. Mas é AGORA que Ele quer falar comigo!

Por isso lemos, no início, que o Senhor Jesus não poderia falar “agora”, porque no momento eles não podiam suportar: “Se você não vê os sinais, como é que eu posso falar consigo coisas maiores?!”

Mas quando você passa a ouvir e a ser sensível à voz de Deus, então recebe o que é Dele e toma posse do Reino de Deus, aqui na Terra! Aí sim, você vai glorificar a Deus.

Este Reino de Deus, vou explicar do que trata: Além de você ser curado e atendido em outras áreas, além de ter uma experiência com o poder de Deus, o Reino de Deus maior e melhor que possa acontecer na nossa vida, é o que acontece no nosso interior!

Imagine você, hoje, o problema que a aflige, que a faz ficar triste e pensar em gastar o seu tempo em sentir e sentir… enquanto só fica sentindo, está perdendo tempo para receber o que é Dele e ouvir o que é Dele, porque está apenas sentindo… E para ouvir o que é Dele, tem que raciocinar! Não pode ser apenas uma religiosa, dizendo: “Porque eu tenho o Espírito Santo, porque Deus fez isto e aquilo, etc.”

Minha amiga internauta, Jesus tem muita coisa para fazer na nossa vida! Nós não somos perfeitos.

Vivendo e aprendendo… Não tem jeito!

Eu vou glorificar no dia de hoje, quando eu recebo do que é Dele e daquilo que Ele me faz viver, dentro de mim. Porque as alegrias que tem das conquistas, passam, mas o que está no seu interior, não passa!

Inclusive, quando você passa por uma situação em que antes ficava afligida, quando Deus trabalha em você, esta já não a aflige mais. Por isso você O há-de glorificar, porque receberá o que é Dele!

E vai glorificar, honrar e louvar a Deus de forma natural, sincera, sem uma imposição, sem um momento específico em que tira para louvar a Deus, todos os dias, não! Vai louvar e glorificar com a boca cheia porque tem motivos, porque a sua vida é vida, mesmo! É uma vida nova, pois você não vive mais do ontem, mas do hoje, daquilo que Ele está fazendo atualmente dentro de si.

“…e vo-lo há de anunciar.”

E o Espírito Santo há-de anunciar o que fez consigo! Ele quer propagar o trabalho que Ele fez dentro de você, minha amiga internauta.

É para você correr para o abraço!

E perguntará: “Mas como é que eu vou correr para o abraço, se eu estou aqui triste, afligida?!”

A sua aflição, a sua tristeza, é porque você está sentindo, porque a partir do momento em que se lança para sujeitar-se à Palavra de Deus, não há mais tristeza!

“O que tenho que aprender, vou aprender; o que tenho de passar, eu vou passar, para superar e exercitar a fé!”

Minha amiga internauta, corra para o abraço!

Espero que você tenha recebido esta alegria, não momentânea, mas que está aqui, dentro de mim, me regozijando com a Palavra que é vida! Receba essa vida aí agora, amiga internauta, e fale com Deus após esta meditação. Não vou orar consigo, porque quero que você crie o seu Altar e que realmente despoje o que está no seu interior.

Um grande abraço e até amanhã.

Série: Ser o Testemunho

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

12 Comments

  1. Ola dona Vivi, sei que ja passamos da metade do ano, mas sigo no áudio pra me tornar o testemunho. Tenho aprendido muito e conseguido olhar pra mim como nunca. Sempre desejei me conhecer, saber quem eu realmente sou….é claro que durante esse processo vejo muitas coisas que não gosto nos meus comportamento, mas como venho aprendendo….ao me observar durante o dia com minhas açoes e reações….nos meus momentos com Deus eu realmente consigo falar sem ser repetitiva e ser verdadeira. Seguirei firme nos 100 dias ???

    Ver mais
    1. Desculpe, não era ponto de interrogação e sim emotions. Irei continuar nos 100 dias.

      Ver mais
  2. Hola sra . Viviane.

    Llevo un tiempo buscando el Espiritu Sabto( 2 años) y la verdad es que empiezo a escuchar la voz de Dios hablando con respecto a lo que esta bien y mal en mí, Sin embargo me cuesta mucho controlar mi yo y a veces termino callendo en mis sentimientos y deseos.

    Es posible que me este acercando al Espiritu Santo o solo es un acto de conciecia?

    Gracias Viviane!!

    Ver mais
  3. A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi essa meditação!!!
    Meu Deus, não tenho palavras pra explicar a alegria que tenho vivido…
    Eh glorioso!!!!
    Após meditar e estar aprendendo a me reparar, corrigir,exigir de mim, tenho visto um cuidado tão grande do Espírito Santo!!!
    Ele cuida nos mínimos detalhes…

    Vem a minha mente a direção de Deus, antes vivia pergu ao meu esposo, minhas irmãs, mãe ( graças a Deus todos são da fé )
    No que devo mudar o que viam em mim, que não era legal e tal…
    Hj é tudo tão claro!
    E o que mais fico a pensar e a forma na qual estou desprendida das coisas …

    Hj tantas coisas que eu fazia tanta questão, deixaram de ser importantes, aprendi a realmente priorizar o que é eterno!

    Muito obrigada ? ??

    Ver mais
  4. AMEM E GRAÇAS A DEUS
    UM ABRAÇO D VIVIANE DO TAMANHO RS

    Ver mais
  5. Dona. Vivi muito forte essa palavra e muito gratificante ver a senhora nos ajudar que Deus lhe use sempre, sempre tudo tem acrescentado na minha vida. Obrigada ?

    Ver mais
1 2