Voltar à estaca zero

Andreia Petrucci

  • 25
  • Mai
  • 2015

Voltar à estaca zero

  • 25
  • Mai
  • 2015

Quando frequentava a escola, na disciplina de educação física, existiam dois tipos de corrida que fazíamos com frequência: Resistência e velocidade (sprint).
Embora nenhuma das duas fosse a minha “especialidade”, se tivesse que escolher uma, seria certamente a resistência. Depois das duas primeiras voltas, já percebia a necessidade de controlar a respiração; manter um ritmo de corrida moderado e dominar a ansiedade de chegar ao final da prova.

E muitas vezes nas “provas” de resistência da vida, é onde mais falhamos! Por não enxergarmos de forma tão fácil e rápida a meta, pode parecer que estamos a “correr” em vão… E é aqui que entram os questionamentos e o maior inimigo: a dúvida.

Normalmente quando estamos em “alta” velocidade, com os olhos fitos no objetivo, a reação é mais rápida, mais focada; flui… A fé é exercitada de forma praticamente instantânea. Mas nem sempre as coisas se processam desta forma, e temos de exercitar a perseverança, pois a sua prática acrescenta-nos características e qualidades que não alcançaríamos de outro modo.

“…pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Tg.1:3,4

Já pensou que quando não estamos dispostos a exercer a perseverança, voltamos à estaca zero? Quer dizer, temos que começar do início aquilo que não desenvolvemos durante o tempo de prova ou “deserto”.

Não uma e nem duas vezes, mas infelizmente muitas, deparamo-nos com pessoas que começam bem a sua caminhada cristã, aprendem a lutar com as armas da fé, são orientadas, atendidas, mas quando as procuramos, onde estão?!

Um problema no trabalho, ou trabalho em demasia; o familiar que estava “incomodado” ou aborrecido pela sua ausência; em época de férias, para “aproveitar o sol” ao Domingo pela manhã… Qualquer coisa pode ser um motivo para parar, desistir, “afrouxar” o ritmo e eventualmente parar.

Dentre aqueles que tiraram força da sua fraqueza para voltar à prática da fé, infelizmente há casos de pessoas que lutam arduamente para conseguir recuperar o “ritmo”.
Voltaram ao início do “percurso”, lutando novamente pela sua libertação, conversão, etc., (que é o justo, para edificar uma estrutura sólida). Mas tudo vai depender do quanto estão dispostos a investir nessa (re)construção… Exige perseverança!

Talvez mesmo sem saber, desistiram a poucos “metros” da sua “meta”, vacilaram a apenas alguns “centímetros” da “linha de chegada”. Estavam próximos da sua cura, da felicidade no casamento, do negócio de sonho; da reconstrução familiar, que é sem dúvida uma das áreas que mais exige a prática da perseverança.
Talvez quem sabe, prestes a ter o maior e mais importante encontro das suas vidas: o Encontro com Deus.

Por isso, por mais difícil que esteja a sua situação, sozinha ou dentro do seu lar com os seus filhos, pais, irmãos, não vacile, mas persevere e creia! Este é o recado de Deus hoje para si: Ande a próxima “milha” porque Deus não falha e em momento algum a deixará desamparada.

Faça o que tiver que fazer, use as “armas” de que dispõe: Oração, clamor, jejum, participe em mais reuniões e vá sempre com um objetivo à Igreja. Não seja um mero participante, mas exercite a sua fé, absorvendo e praticando o que lhe é transmitido.

Procure o atendimento de um pastor ou esposa de pastor, auxiliar ou missionário(a). O diabo quer fazê-la pensar que está só, mas isso não é verdade (Não se esqueça que ele é mentiroso).
Lute o bom combate. Guarde a fé! Porque Deus é consigo.

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” Jo.6:37

Se quiser, partilhe connosco a sua experiência através dos comentários. Não tenha dúvidas de que nos acrescentará!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

19 Comments

  1. E foram várias as vezes que voltei a estaca zero por olhar a situação e ser emotiva. Por isso a cada dia preciso estar mais perto de Deus, buscar forças nEle para vencer a mim mesma e ser perseverante.

    Ver mais
1 2 3 4