Vamos acelerar o metabolismo

Viviane Freitas

  • 4
  • Dez
  • 2013

Vamos acelerar o metabolismo

  • 4
  • Dez
  • 2013

O seu metabolismo sofre diversas influências, como idade (o metabolismo lentifica cerca de 5%, a cada década, após os 40 anos), sexo (homens queimam mais calorias do que as mulheres), quantidade de massa magra (músculo) presente (quanto maior, mais rápido o metabolismo) e hereditariedade.


Ocasionalmente, problemas de saúde como o hipotireoidismo ou deficiência de outros hormônios também podem lentificar o metabolismo.
 
Acelerando o seu “motor”: Embora existam fatores difíceis de serem modificados, felizmente existem maneiras para acelerar o seu gasto diário de calorias. A melhor forma é a prática regular de atividade física, que deve incluir exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, o que vai ajudá-lo a manter o seu ritmo metabólico a longo prazo.

As células presentes nos músculos queimam calorias mais rapidamente do que as células de gordura, mesmo durante o repouso. Estudos revelaram que cada quilo de massa muscular queima 70 calorias por dia, enquanto cada quilo de gordura queima apenas quatro calorias por dia.

Embora 30 minutos de exercícios aeróbicos queimem mais calorias do que 30 minutos de fortalecimento muscular (musculação), nas horas seguintes ao exercício físico, é a musculatura trabalhada que será a responsável por sustentar o seu aumento no gasto metabólico. Em outras palavras, ter mais músculos significa que pode comer mais e ganhar menos peso. 

Coma mais vezes e queime mais rápido: Quanto mais vezes você come, mais rápido queimará calorias. Porções menores e mais frequentes ajudam a manter o seu metabolismo sempre em alerta. O contrário também vale: Se passa muitas horas sem comer ou “pula” refeições, o seu metabolismo fica muito lento, poupando o gasto de energia.

Outro fator importante, é que pessoas que “lancham” entre as principais refeições, tendem a comer uma menor quantidade durante o almoço e o jantar, o que leva a uma diminuição expressiva da quantidade de calorias ingeridas diariamente, resultando em um aumento da taxa metabólica e uma diminuição da gordura corporal.

Comidas que aceleram a queima calórica: Proteínas necessitam de cerca de 30% a mais de energia para serem digeridas. Então, em teoria, lanches ricos em proteínas são melhores, porém, nada de concreto foi descoberto acerca de comidas que ajudam a queimar calorias.

Alguns itens como pimenta vermelha e chá verde, possuem propriedades que contribuem para acelerar a taxa metabólica basal nos 30 minutos seguintes à sua ingestão, mas esses benefícios não são suficientes para gerar uma perda de peso significativa. Em resumo, para acelerar o seu metabolismo, nada melhor do que aumentar a sua massa muscular, manter uma dieta rica em proteínas, ingerindo mais vezes e em menor quantidade.

Não adianta fugir! Exercitar faz muito bem à nossa saúde. E qual o tipo de exercícios que você faz e que mais gosta? Será que já obteve resultado dos mesmos? Quem sabe o seu comentário incentiva alguém hoje.

Até para a semana.

Fonte: minhavida 

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

7 Comments

  1. Eu gosto muito de dançar… E com o ensaio que temos tido do Força Jovem tem ajudado muito a “queimar calorias” é uma das formas de exercício que encontro já que não tenho feito nada além da dança… Mas tenho que começar. obrigada pela dicas e um forte abraço

    Ver mais
1 2