Servir  (7ª Parte)

Viviane Freitas

  • 1
  • Set
  • 2016

Servir (7ª Parte)

  • 1
  • Set
  • 2016

Na semana anterior falámos acerca da paciência e de como esta virtude é essencial para o nosso desempenho na Obra de Deus, mas sobretudo a fim de desenvolvermos o zelo para com aqueles que estejam, ou possam vir a estar, sob o nosso cuidado.

Respeitarmos a fé, o processo de cada um, é crucial, dando assim espaço para o Espírito Santo completar a Sua Obra, pois a Ele, e só a Ele, cabe a responsabilidade de convencer acerca de toda a Verdade.

Esta semana abordaremos o tema: Não esperar.

Algo que o Senhor Jesus não fazia, era exatamente esperar ou depender dos demais para cumprir a Sua Missão; para Se encaixar no plano do Pai para a Sua vida. Se assim fosse, até hoje, provavelmente, a humanidade aguardaria redenção! E porquê?

Ora perceba o processo de alguns dos apóstolos, antes de serem batizados com o Espírito Santo:

– Pedro não entendia as palavras do Senhor Jesus: “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.” (João 13:8)
E além disso, apesar de ter estado com Jesus lado a lado, aquando a Sua captura, O negaria três vezes antes que o galo cantasse (Jo.13:37,38);

– Tomé andou todo o tempo com Jesus, e ainda assim revelava incredulidade ao questionar o Seu destino e proveniência: “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” (Jo.14:5);

– Filipe não reconhecia Jesus como o próprio Deus; como sendo Um com o Pai, apesar de ter testemunhado o Seu caráter e milagres:
“Disse-lhe Filipe: Senhor, mos­tra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:8,9)

Pense se o Senhor Jesus dependesse da qualidade de fé dos Seus apóstolos, para efetuar a Sua Obra?! Mas Ele via além..
Não esperava pela fé dos discípulos ou de terceiros, mas sabia que Ele mesmo tinha que estimular a fé de cada um, para que se mantivessem firmes até ao cumprimento da promessa.

Por vezes, nós criamos determinadas “expetativas” em relação a alguém ou a alguma coisa. Colocamos a nossa força em cuidar de uma pessoa ou de uma responsabilidade; encaminhamos, ajudamos, damos o “máximo” de nós, mas quando não somos correspondidos com o mesmo “nível” de entrega, sentimo-nos frustrados… Achamos que o nosso trabalho é vão e temos tendência a esmorecer.

Mas veja amiga, Jesus nunca esperou por ninguém! Pelo contrário, orientou, guiou, exortou e cuidou, sem comprometer a Sua responsabilidade! E era isso que Ele fazia, continuamente.
Antes de entregar a vida – literalmente – antes de derramar o Seu sangue, Ele Se deu por inteiro aos que Deus confiou ao Seu cuidado, sem esperar receber nada em troca… até ao final. Esta é a verdadeira essência do SERVIR!

E assim, não esperando, os ensinava com o Seu próprio exemplo, ao longo do tempo em que estiveram juntos: mandando levantar um homem que estava enfermo há 38 anos (Jo. 5:5); perdoando a mulher pega em flagrante adultério (Jo.8:19,11); dizendo ao cego para lavar os olhos no tanque de Siloé, limpando-o da sua cegueira(Jo.9:7); ressuscitando a Lázaro (Jo.11:34), entre tantos outros milagres e manifestações de fé.

“Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.” (Jo.17:12)

Não espere, não dependa, para fazer o que tem de ser feito! Seja em relação a quem cuida ou até mesmo aos seus companheiros de Obra…

Independentemente do que os outros pensem ou façam, ou do tempo que demorarem a entender ou a fazer, cumpra a sua parte: SIRVA!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

31 Comments

  1. Bom dia

    Ver mais
  2. Não temos que depender dos outros, mas sim fazer a nossa parte.

    Ver mais
  3. E verdade quando recebemos o Espírito Santo não esperamos por ninguém pôs ele mesmo se manifesta lhe impulsiona que muitas fezes você faz se sentir as coisas que lhe são determinadas.Muito obrigado Deus lhe abençoe todos os dias.

    Ver mais
  4. Tudo Que Quero E Fazer A Obra De Deus

    Ver mais
  5. Que post maravilhoso! Me ajudou mto ! Deus abençoe dn Vivi

    Ver mais
  6. Boa noite d.Viviane é isso que tenho procurado fazer com todo empenho,pois este é o desejo do meu coração, servi a Deus e ser útil na obra do Senhor.

    Ver mais
1 3 4 5