Saúde: Ser positivo dá saúde!
katia

Kátia Cardoso

  • 15
  • Abr
  • 2015

Saúde : Ser positivo dá saúde!

  • 15
  • Abr
  • 2015

Como o positivismo ou o pessimismo podem influenciar a nossa saúde?

Diminuindo ou aumentando o stress, a ansiedade, a insónia, o nervosismo e muitos outros efeitos de que falaremos hoje.

Vamos imaginar que propomo-nos a fazer uma corrida de cem metros, mas temos duas opções: uma com barreiras ou outra sem barreiras. Estas também são as nossas opções de ver o dia a dia, mesmo apesar de todas as suas condicionantes e problemas, podemos olhar para a meta a que nos predispomos, sem barreiras quando somos positivos, ou com barreiras quando somos pessimistas!

Mas o que estes influenciam na nossa saúde?
Se vemos muitas barreiras, logo imaginamos um esforço enorme, preocupamo-nos com os problemas que achamos que irão acontecer e começamos a “sofrer por antecipação” e o resultado é a ansiedade, o nervosismo, as insónias, a irritabilidade, o stress e em muitos casos a depressão.
Por sua vez, o facto de dormirmos mal, estarmos sempre ansiosas ou angustiadas e vivermos com medo de tudo o que possa acontecer, começa a afetar o normal funcionamento do nosso organismo podendo desencadear úlceras no estômago, alterações no funcionamento dos intestinos, problemas cardíacos e a lista segue.

A tudo isto ainda podemos acrescentar que nos tornamos anti sociais quando somos pessoas negativas, porque quem consegue conviver com alguém que vê obstáculos em tudo e tudo é complicado?

Ao contrário deste cenário a pessoa positiva, é equilibrada e consegue gerir de melhor forma o impacto que os problemas diários tentam causar ao seu bem estar. Esta capacidade previne muitas doenças do foro neurológico, e gastrointestinal.

É óbvio que os positivos também enfrentam obstáculos, e nalguns casos, mais do que os negativos, porque como se lançam, produzem, idealizam e estão sempre ativos, têm uma vida mais preenchida, logo também se multiplicam as situações para ultrapassar. No entanto, a positividade, o bom censo, a tranquilidade e o equilíbrio que possuem, permite-lhes encarar cada desafio como uma oportunidade e não como uma barreira intransponível. Até quando se deparam com um problema de saúde provocado pela predisposição genética ou por uma reação inesperada do seu corpo, encaram-no positivamente e isso se revela na grande maioria dos casos decisivo no tratamento.

“Mas como fazer?” -, podem perguntar?

Há pessoas que dirão, mas eu sempre fui assim, pessimista …
Se assim é, pense, que benefício esse pessimismo tem trazido para a sua saúde?
Acredito que a resposta seja, nenhum …

Então, faça um teste!
Comece a acreditar em si …
Mude a sua forma de ver a vida, elimine os obstáculos criados pela sua mente e olhe para a meta, certa que conseguirá alcançá-la.

Acorde com disposição, programe o seu dia, enfrente as situações das quais tem tido medo.
A sua saúde vai agradecer e muito!

Até para a próxima semana, e sejam POSITIVAS!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

17 Comments

  1. Ser positivo es bueno para la salud. Muchas veces antes de comenzar algo pensamos mas en los obstáculos que vamos a tener que en el objetivo en si, es ahí que nos angustiamos, nos estresamos, nos desanimamos y nos ponemos negativos, todos estos síntomas se ven reflejado luego en nuestro organismo, en nuestro cuerpo, nos puede traer problemas alimenticios entre otros, también el ser negativo de alguna manera nos hace una persona que no es agradable de estar, ya que siempre tiene algo negativo que comentar. Sería que cuando tengamos un proyecto, en cualquier aspecto de nuestras vidas miremos hacia el objetivo de una manera positiva, para poder evitar
    situaciones que a veces no es necesario pasar.

    Ver mais
  2. Es muy Cierto!! Todo comienza por la mente. La forma en que pensás cambia mucho el sentido de tu visión, cambia tu mirada.

    Ver mais
  3. Semana passada notei que eu estava assim: anciosa, preocupada, comecei a ficar irritada.
    Tinha a mente cheia com as minhas responsabilidades para cumprir e sem saber por onde começar.
    Comecei mesmo a olhar só para as dificuldades, problemas que estavam a minha volta.
    Mas depois dei um basta naquele turbilhão de sentimentos que estavam me consumindo por dentro e fui positiva que tudo iria dar certo, e de fato no fim tudo deu certo.

    Ver mais
  4. Muito Forte, já passei por essa situação. E o segredo é ser sempre Positiva e Enfrentar os medos. Concerteza!
    E isso mesmo, parece a que a senhora viu o que passei, mas estou bem, Graças a DEUS! Muito Forte, Arrebentou! 😀

    Ver mais
  5. Ser positiva , e encarar a vida de Frente ,passar pelos obstáculos só nos faz bem , nos ajuda a crescer espiritualmente , nos dá saúde e força para seguirmos em frente, só sendo positiva eu consigo ver lá na frente e buscar pela minha vitória , tudo eu posso naquele que me fortalece, Deus abençoe .

    Ver mais
1 2 3