Saúde: Qual o melhor sal para a saúde?
katia

Kátia Cardoso

  • 14
  • Jan
  • 2015

Saúde : Qual o melhor sal para a saúde?

  • 14
  • Jan
  • 2015

Um dos problemas de saúde que está ligado ao maior índice de mortalidade são as doenças cardiovasculares.


E a hipertensão tem aumentado cada vez mais. Por isso precisamos ficar atentos a uma melhor qualidade da alimentação, a prática de exercícios físicos, ao consumo de água, e ao menor consumo de sódio e produtos industrializados (ricos em sódio).

Ao contrário do que se pensa o sódio é um mineral importante para a nossa saúde, já que participa da transmissão de impulsos nervosos, contração muscular, equilíbrio hídrico, transporte de moléculas entre células. Porém, o que ocorre é que o excesso de sódio é extremamente prejudicial à nossa saúde e as pesquisas demonstram que o consumo médio de sódio da maioria das pessoas é o dobro do recomendado. Esse excesso sobrecarrega o sistema cardiovascular, renal, e aumenta a retenção hídrica.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza o consumo máximo de 2 g de sódio por dia, o que equivale a 5 g de sal de cozinha comum.
A minha dica é sempre usar mais temperos, ervas finas na preparação dos alimentos e menos sal.
Mas você sabia que existem tipos de sal mais saudáveis?

Evite o sal refinado pois ele é pobre em minerais. Uma boa opção é:

•Sal marinho pois ele é obtido pela evaporação da água do mar e é minimamente processado, sendo assim mais enriquecido em minerais como o cálcio, magnésio e potássio.

•O sal rosa do Himalaia, você conhece? O sal rosa (230 mg/g de sal) tem metade da quantidade de sódio do sal de cozinha refinado (400 mg/g de sal), e é riquíssimo em minerais, o que também justifica a sua coloração rosinha.

O sal rosa do Himalaia não é processado pela indústria e os seus cristais são colhidos manualmente nos depósitos de sal, quando o mar chegava às montanhas do Himalaia. Sendo um sal natural e fonte de mais de 70oligoelementos, oferecendo grandes benefícios à saúde. Auxilia na desintoxicação do corpo, nos mecanismos de hidratação, estimulam a renovação celular, entre outros benefícios. Só não vale exagerar no consumo.

Que tal experimentar?

Até à próxima.

Fonte: aquinacozinha

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

14 Comments

  1. Amei legal dona Viviane e bom conhecer, como e recolhido e produzido outros tipos de sal.

    Ver mais
  2. boas dicas,devemos ficar sempre ligado na nossa saúde, tentar manter uma alimentação saudável junto com exercícios físicos pra lá na frente não ter problemas!

    Ver mais
1 2 3