Saúde: O Plano alimentar

Viviane Freitas

  • 12
  • Jun
  • 2013

Saúde : O Plano alimentar

  • 12
  • Jun
  • 2013

É hora de cuidar de si! Vamos lá?!

Reeducação alimentar não tem nada a ver com promessas milagrosas, não é algo que muda de uma vez ou que acontece da noite para o dia.

Pelo contrário, existe um tempo, um processo para esta mudança. Você descobrirá muitas coisas novas, tanto fisicamente como dentro de si, mas sobre isso vamos conversando pelo caminho.

Imagine-se a fazer a mesma coisa todos os dias durante 20, 30, 40, 50 anos e, de repente, você acorda outra… Só em sonhos! (rsrs). Para toda a mudança e principalmente para aquelas que nos fazem bem, existe uma luta, uma guerra a travar e o maior inimigo é a nossa própria vontade, o nosso desejo. O jeito é sacrificar!

Quando decidi mudar a minha alimentação, não pensei em um prazo, mas que fosse algo natural em mim, uma mudança permanente na qual todos os dias eu tenho que trabalhar. Cada dia conta!

Então, vamos ao trabalho:

Primeiro: Se você decide fazer esta mudança permanente vai deixar um comentário, aqui no Blog, propondo-se a fazer isso. É necessário sim, pois isso é um compromisso seu com este desafio! E é tão bom quando vemos que não somos as únicas nesta batalha, pois incentivamos umas às outras!

Segundo: Marque o dia de hoje, calcule o seu IMC (já escrevi um post sobre isso) e tire uma foto sua hoje mesmo. Isto servirá de testemunho no futuro, mostrando o antes e depois.

Plano alimentar:

Ao acordar: Uma chávena de água morna com 3 gotinhas de limão. (Isto pode ajudar o intestino a funcionar melhor)

Pequeno almoço – Café da manhã
8:00Hrs – (ou mais cedo)

• Café/ chá
• Leite (preferível de soja)
• 1 Fruta
• 1 Pão integral (50gr), 1 fatia de queijo fresco branco/ fiambre de peru ou um pouco de manteiga (1 colher de chá)

10:30 – lanche da manhã
• 1 iogurte magro líquido e 2 a 3 torradas secas (pequenas) ou Bolacha Maria

13:00Hrs – Almoço

• 100 gramas (tamanho da palma da mão) de carne / peixe / frango ou 1 ovo
• Hortaliças e saladas à vontade
• 2 colheres de sopa rasas de massa ou arroz, com 4 colheres de sopa de feijão ou grão ou 1 batata (cozida ou assada sem molho)
• Café / chá ou água que não passe de 200ml.

16:00Hrs – Lanche da tarde
• 1 iogurte líquido magro

Duas horas depois do primeiro lanche:

• 1 fruta + 2 a 3 tostas ou bolachas integrais / ½ fatia de pão – Café com leite/ Chá

Jantar:

• Sopa de legumes à vontade.

Ceia:

• Chá de camomila – Caso tenha muita fome tome um iogurte liquido.

Notas:

1. Fazer as refeições a horas certas

2. Comer frutas e verduras de várias cores – Não coma sempre a mesma coisa, isso faz a alimentação ficar cansativa e chata.

3. Trocar o açúcar por adoçante – Mas se gosta de um cafezinho depois do almoço, com açúcar, não faz tão mal, mas nada de despejar o açucareiro

4. Beber no mínimo 1 ½ litro de água por dia – Água faz muito bem à saúde. Limpa e trabalha em nosso favor.

5. Retirar as gorduras das carnes e preparar com o mínimo de óleo, preferindo os grelhados ou cozidos.

6. Usar azeite (1 colher de sopa) na salada e evite molhos prontos – Azeite é um dos óleos que traz benefícios à saúde.

7. Temperar as saladas e carnes com ervas aromatizadas, limão, vinagre, alho, cebola, louro, salsa, coentro, etc.

8. Fazer algum exercício aeróbico (caminhada, andar de bicicleta, subir escadas, natação, etc.) durante 30 minutos, 3 vezes por semana.

Vamos lá! Um passo de cada vez, não desistam, vocês podem! Eu creio! Tudo podemos!

Até à próxima semana com mais dicas!

Siga-me no Facebook

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

129 Comments

  1. Eu vou começar.

    Ver mais
  2. vou comesa e muito bacana

    Ver mais
  3. Sabe. É tão dificil ser correta na alimentação, eu já fiz dietas restritivas demais e já fiquei horas e até mais de 24h sem comer, eu sei que não causei mal a mim mas aos que me amam, e entristeci a Deus, agr eu quero mudar mas eu choro pq é dificil mesmo, muuuuitooo dificil comer bem, corretamente e pouquinho, eu tenho tipo compulsões e como mais do que devo, daí sinto vontade de parar de comer tudo o que me faz querer comer mais, tipo: Cacetim quentinho!! hmmm ou fiejão com moranga, ou rusoto, ou bolo, aaa qulquer coisa viciante, será que tenho q parar de comer essas coisas, ou tenho que aprender a comer pouco? Orem por mim, mesmo que não me conheçam, eu só não quero mais pecar e fazer tudo o que desagrada a Deus!! Eu amo o Espírito de Deus, e quero cuidar do meu corpo! Queridas irmãs eu sei o quanto é difícil ter uma vida correta, e conseguir se controlar em tudo sendo moderado, por isso orarei por vcs! Um abração! De alguem que admira mesmooo quem leva uma vida saudavel sem pecar contra Deus por isso!

    Ver mais
  4. Ok
    Vou tentar
    Obrigado

    Ver mais
  5. Muito bom faço 80 PCT. Dessa dieta ha exatos 18 Meses. Eu pesava 112 kg. Agora peso 85.kg. Realmente uma reeducação alimentar faz bem acompanhada de 1 hora de caminhada 4 vezes por semana tenho 58 anos

    Ver mais
  6. Olá gostaria de agradecer por querer me ajudar estou disposta a mudar não aceito mais ficar sem poder ficar sem vestir o meu uniforme de obreira porque engordei,eu vou conseguir em nome de JESUS,obrigada Deus abencoe a senhora.

    Ver mais
1 18 19 20