Saúde: “Detox” inteligente

Kátia Cardoso

  • 24
  • Set
  • 2014

Saúde : “Detox” inteligente

  • 24
  • Set
  • 2014

Existem várias maneiras, dietas e receitas que podem provocar uma limpeza em nosso organismo.


É a famosa DETOX, que você com certeza já ouviu falar….

Não! Eu não quero aqui levá-la a fazer uma dieta Detox. O meu objetivo é tentar fazê-la entender que escolhas mais saudáveis podem proporcionar mais benefícios no seu dia-a-dia e nos anos por vir, do que alguns dias de dieta forçada.

Primeiro, vamos fazer uma viagem lá ao principio da criação do ser humano… Com certeza, Adão e Eva não se depararam com árvores de brigadeiro e cachorro quente (rsrs) e outras coisinhas que são boas ao paladar mas péssimas para o bom funcionamento do organismo. Tudo o que era necessário para a sua sobrevivência, ali estava: as melhores árvores com os mais deliciosos frutos, verduras e vegetais, água natural, doces naturais, sol, ar puro, etc. Posso imaginá-los a brincar com uma venda nos olhos e a descobrir o sabor de cada alimento. Quem já morou no campo e saboreou as delícias vindas diretamente da terra, sabe muito bem o quanto isso é bom.

A verdade é que não fomos criados para comer tantas coisas industrializadas, artificiais e cheias de corantes, gorduras hidrogenadas, etc., como existem no mercado hoje em dia. Basta ler o rótulo de qualquer alimento no supermercado e vai ver quantos números e expressões, que nem sabemos o que significam, estão lá listados. O que eles querem dizer, em outras palavras, é que esses alimentos são cheios de “coisas” para manter a durabilidade, cor, sabor e cheiro. E o resultado disso manifesta-se em forma de doenças, que não são uma questão de idade ou genética, mas da ingestão, sem que se perceba, de substâncias extremamente tóxicas para o organismo.

A capacidade de nos mantermos jovens e saudáveis, depende, em muito, de uma alimentação balanceada, exercício físico diário, atitude positiva e um estilo de vida coerente. É claro que também uma certa dose de hereditariedade irá nos influenciar, mas muito mais que a sua genética, as suas escolhas definem quem você é, e será, na velhice.

Voltando para a Detox, pesquisas mostram que os 3 primeiros dias para eliminar algo que o seu corpo está acostumado, podem ser os mais difíceis. Após esse período, vai se tornando mais fácil e a partir do 21º dia será um hábito.

Então, meninas, vamos lá! Aqui seguem 7 dicas fáceis para começar, hoje, um “Detox” em nosso corpo de forma equilibrada:

1. Troque o refrigerante pela água : Beber água diariamente – no mínimo 1l ½- no inverno aproveite os chás de infusão, camomila, cidreira, hortelã, entre outros (são deliciosos), mas sem açúcar 🙂

2. Todos os dias vai comer, no mínimo, 2 porções de fruta, pode ser uma no café da manhã e outra no lanche da tarde.

3. No almoço e jantar: vamos aderir a um prato de salada bem colorida, e quanto mais verduras e legumes crus melhor! Assim o seu corpo terá que trabalhar um pouco mais para digerir toda essas gostosuras. A sopa de legumes também é uma opção (aqui eu incluo todo o tipo de legumes 🙂

4. Troque os doces pelas frutas, mesmo que tenha de comer mais 1 porção no dia. Faça gelatina com pedacinhos de frutas ou uma mousse light (Receitinhas rápidas: Bata no liquidificador uma fruta com iogurte natural e gelatina incolor desidratada, coloque na geladeira até endurecer um pouquinho ou pegue uma banana sem casca, corte ao meio e coloque no microondas com canela por 30 segundos. É delicioso e satisfaz bastante a vontade de doces 🙂

5. Chocolate não é tão mau quanto você pensa, o grande vilão é o açúcar. Então, quanto mais escuro for, melhor para a sua saúde. E somente um pedacinho, não a barra toda 🙂

6. Use o açúcar mais natural que existe. Veja a dica aqui.

7. Aproveite os benefícios da Quinoa.

Na semana que vem, vou falar mais sobre Detox do corpo. Gostaria de saber quem está decidida a desintoxicar também o organismo, para que venhamos a ser, em tudo, um testemunho e referencial. Deixe o seu comentário, vou ler cada um com muito carinho.

Até para a semana que vem!

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

27 Comments

  1. Quero sim receber dicas sua ….vam me ajudar bastante

    Ver mais
  2. Eu quero fazer a dieta completa do detox, vc pode me ajudar, li sobre detox inteligente mas não consegui comprar, vc sabe como consigo achar?! Obrigada, gostei das dicas!!!!

    Ver mais
    1. Quero participar do detox inteligente , pode.me ajudar….estou com a alta estima lá em baixo já fiz de tudo e n consigo emagrecer

      Ver mais
1 3 4 5