Saúde: Check-up na mulher

Viviane Freitas

  • 12
  • Nov
  • 2014

Saúde : Check-up na mulher

  • 12
  • Nov
  • 2014

O objetivo do check-up é a prevenção de patologias através da realizacão de exames médicos, para saber o estado de saúde do nosso corpo, com vista a uma melhoria da qualidade de vida.


A realização de exame físico em consulta médica, determinará o pedido de exames complementares de diagnóstico a efetuar, nomeadamente análises clínicas e de imagem, de acordo com a história clínica.

As principais áreas de diagnóstico sobre as quais recai a necessidade de prevenção estão essencialmente relacionadas com o despiste de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, doenças hematológicas, alterações do metabolismo (diabetes, função hepática e renal), estudo funcional hormonal, sendo assim possível diagnosticar doenças que já estão instaladas, porém ainda não manifestadas.

Realça-se aqui também a importância da história familiar, pelo facto de existirem doenças hereditárias ou com maior frequência em familiares próximos, que poderão determinar a especificidade de outros exames complementares de diagnóstico a realizar, para além dos exames de rotina. Isso permite programar a idade ideal para iniciar o check-up e a sua frequência ou regularidade, pois algumas doenças têm maior chance de cura se detetadas numa fase precoce.
O check-up e follow-up praticamente existem desde a nascença, com visitas regulares ao pediatra e Médico de Saúde Familiar mas, por nos sentirmos bem durante a adolescência e idade adulta, acabamos por ir ao médico apenas quando surge algum sintoma.

O que foi descrito até aqui é válido para ambos sexos, mas existem patologias e consequentemente check-ups específicos para cada género.

Na mulher podemos estabelecer a realizacão de check-up ginecológico em várias etapas, que não sendo uma regra, torna-se flexível o início da realização do mesmo em função da história familiar, hábitos higieno-dietéticos (hábitos alcoólicos e tabágicos, hábitos alimentares), profissão (contacto com irradiações e poluentes), atividade sexual, etc. Todos estes fatores fazem com que, em minha opinião, não deveriam ser feitos apenas após os 40 ou 50 anos de idade, uma vez que se tem constatado o aparecimento de tumores malignos da mama em mulheres nulíparas (nunca estiveram grávidas) aos 26 anos de idade, e do ovário aos 28 anos ou menos.

Toda a Mulher Independentemente da idade, a partir do momento em que inicia a atividade sexual deve procurar um ginecologista, para um follow-up regular.

Na próxima semana falaremos sobre a primeira e segunda etapa.

colaborou_dralbetina

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

4 Comments

  1. […] […]

    Ver mais
  2. Todas mulheres tem que cuidar do seu corpo, sem os cuidados sem os tratamentos pode trazer doenças e através do check-up pode alcançar uma cura ou um tratamento, usando a sua fé.

    Ver mais
  3. Boa noite! é muito importante fazer um check-up, quantas pessoas foram curadas por descobrirem a doença no iniciu assim podendo trata-la.

    Ver mais
  4. Ola boa tarde, obrigado pelas dicas.

    Ver mais