Saúde: Check-up na mulher (Parte 3)

Viviane Freitas

  • 26
  • Nov
  • 2014

Saúde : Check-up na mulher (Parte 3)

  • 26
  • Nov
  • 2014


3a Etapa – 40 a 50 anos Pré-menopausa / Menopausa

Além dos exames anteriormente referidos: mamografia e colpocitologia (papanicolau), efectuados anualmente, nesta etapa a maior atenção deverá ser dada às alterações do climatério, na qual surgem as alterações hormonais que levarão a sessação da menstruação (menopausa). Por isso é recomendável realizar o estudo do perfil hormonal c/ doseamento de FSH e Estradiol.

Com a diminuição das hormonas, pode verificar-se o início de uma das doenças mais comuns nesta fase da vida da mulher, que é a osteoporose, por perda progressiva da massa. Esta perda pode ser detetada através de Densitometria Óssea ou Osteodensitometria.

É aconselhável realizar a primeira densitometria óssea entre os 45 e 50 anos, principalmente quando surge diminuição acentuada das hormonas, e repetir anualmente se houver algum grau de perda de massa óssea, ou a cada 2 anos nas mulheres com exame normal.

4a Etapa – Acima dos 50 anos
Nesta etapa recomenda-se a realização de exames ginecológicos anuais, em função do estado clínico e dos resultados analíticos anteriores, ou semestrais, nas mulheres que fazem terapêutica hormonal de substituição.

Além dos exames de rotina, poderão ser necessários outros exames específicos, para despiste de patologias que surgem nesta faixa etária, realçando-se a história familiar de doenças cardiovasculares e tumores malignos de outros órgãos (não ginecológicos).

Nota: Erradamente muitas pessoas acham que o check-up é apenas a realização de exames complementares de diagnóstico. Mas não, nele deve estar sempre incluída a observação médica.

colaborou_dralbetina

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

4 Comments

  1. Em Portugal muitas mulheres tem medo de fazer exames e estas matérias acabam por as ajudar , para que percam este medo ou o receio de saber o diaguinóstico .

    Ver mais
  2. Ola boa noite, obrigado pelas dicas.

    Ver mais
  3. Verdade temos que estar de olho na nossa Saúde !!!

    Ver mais
  4. NOS QUE TEMOS QUE CUIDAR NOSSA SAUDE

    Ver mais