“Papanicolau”, você conhece? Costuma fazer?!

Viviane Freitas

  • 17
  • Abr
  • 2013

“Papanicolau”, você conhece? Costuma fazer?!

  • 17
  • Abr
  • 2013

No Brasil, o cancro no colo do útero é uma das principais causas de morte entre as mulheres. O colo do útero é a parte inferior do útero, que se localiza no final do canal vaginal.


Sintomas: Este tipo de cancro desenvolve-se lentamente e os sintomas só aparecem num período mais avançado da doença. Os sintomas mais comuns são: Sangramento vaginal, corrimento e dor.

A Organização Mundial de Saúde ressalta que a realização do exame de citologia oncótica diminui a incidência de novos casos em torno de 70 %.

É aqui que entra a nossa pergunta: Você faz o Exame Preventivo, o “Papanicolau”??
O exame que deteta o cancro no colo de útero recebeu este nome em homenagem ao médico grego George Papanicolau, que criou o método em 1940. Mesmo depois de quase 70 anos ainda existe um grande tabu ao redor desse exame.
Muitas mulheres deixam de fazê-lo por vergonha e por medo da dor. “Essa é uma realidade que entristece. Se o papanicolau fosse feito regularmente, uma vez ao ano, muitas mulheres seriam poupadas do sofrimento que as doenças ginecológicas causam. E, apesar de antigo, ele ainda é a melhor maneira de identificar infecções vaginais, tumores, o HPV (papilomavirus humano) e o cancro”, afirma o ginecologista Carlos Eduardo de Azevedo, do Hospital Alvorada, em São Paulo.

Como Fazer:
Para não interferir no resultado, o ideal é que o papanicolau seja feito uma semana antes, ou 10 dias após a menstruação. Também, 2 dias antes do exame, devem evitar-se as relações sexuais, assim como a “ducha” vaginal interna. Neste período, o uso de creme e medicação vaginal, também devem ser interrompidos. Desta forma, evita-se que a amostra recolhida seja contaminada.

Os resultados do papanicolau são divididos em cinco classes:
“Os termos utilizados nos resultados de exames são técnicos e devem ser interpretados por especialistas. A paciente deve ter a orientação de um médico, para saber como proceder em cada caso, pois são distintos e tratados individualmente”.

Quem e quando deve fazer o Exame Preventivo:
Todas as mulheres que são, ou que já foram ativas sexualmente, devem submeter-se a este exame preventivo periódico. Recomenda-se a sua realização, mesmo estando abaixo da faixa etária, mas especialmente se tiver idade compreendida entre os 25 e os 59 anos.

As mulheres grávidas também podem realizar o exame preventivo.

Fonte: Life Empresarial Saúde – ANS: 41449-2.
Revista: Viva Saúde

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

28 Comments

  1. Olá dona Jana!

    Eu fiz a primeira vez em Agosto do ano passado, depois de cinco anos de casada perdi a vergonha e fui com a cara e com a coragem.. e fiz, agora em Agosto tenho de voltar, é muito desconfortável mas vale a pena saber que está tudo bem.
    Se nós não nos cuidarmos quem irá fazer isso por nós?O jeito é perder a vergonha ir lá fazer, para quem não fez ainda, fica tranquila que é rapidinho.

    Um beijo!

    Ver mais
  2. wow , Gracias hare mis checkeos anuales.

    Ver mais
  3. Devemos cuidar do nosso corpo pois ele é templo do Espirito Santo, vamos nos cuidar e assim agradaremos miuto mais ao nosso Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ver mais
  4. Muito importante essas informações, eu estou em dia com meus exames, mas é sempre bom estar ligada.

    Ver mais
1 3 4 5