O “leão” e o medo

Viviane Freitas

  • 10
  • Ago
  • 2016

O “leão” e o medo

  • 10
  • Ago
  • 2016

Observe bem a atitude dos membros desta tribo: avançaram sem medo para enfrentar os leões, sabendo que disso dependeria, não apenas a preservação da sua herança cultural, mas acima de tudo a defesa do seu território e do seu único meio de sustento.

Apesar de terem sido preparados durante 7 anos, seria ali, naquele momento, que provariam se realmente todos os ensinamentos e horas de treinamento intensivo teria o seu efeito.

Este exemplo fez-me pensar seriamente naquilo que Deus nos ensina na Sua Palavra:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão,
buscando a quem possa tragar…” (IPe.5:8)

O nosso “leão” tem um nome e chama-se diabo; aquele que nos tenta, nos rodeia a cada instante e tenta nos “tragar” através dos problemas, das circunstâncias adversas, das tentações, etc., e a única forma de nos conseguirmos livrar das suas armadilhas, é partindo para cima dele sem medo! Confiantes naquilo que aprendemos da Palavra de Deus, crendo que em tudo somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou! (Rm.8:37)

Reparou como os leões se intimidaram e fugiram, quando aqueles homens se aproximaram? Assim é o diabo: Ele teme quando nós não temos medo… A única alternativa dele é fugir!

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg.4:7)

Amiga, mas para isto é necessário que a sua atitude prove, de fato, a sua crença. Não significa, obviamente, que aqueles homens não temeram aproximar-se daqueles leões, pois como animais selvagens, seriam imprevisíveis. Mas eles não se permitiram dominar pelo medo, em virtude do objetivo que os movia. Desta forma, trouxeram à lembrança e praticaram tudo o que lhes havia sido ensinado durante o tempo da sua preparação.

Assim deve ser connosco, em relação a tudo o que temos aprendido de Deus e da Sua Palavra. Se você se atemoriza diante do problema, das situações difíceis, das provações e das tentações, que tipo de fé demonstra?! Apenas prova que todo o tempo de ensinamentos, direções, mensagens, seja pouco ou muito, não lhe tem sido benéfico, pela falta da prática de uma fé destemida!

Lembra-se de Daniel, perante cuja fé Deus mandou fechar a boca dos leões? (Dn.6:22)

E isto porquê?

Porque se ele não temia o decreto do rei, que tinha poder para o manter em vida ou condenar à morte, quanto mais a boca dos leões!

Esta certeza, o facto de não termos medo, permite-nos avançar, desenvolver na fé e sermos honrados pelo próprio Deus, a fim de glorificarmos o Seu nome.

Quem disse a Daniel para não se curvar perante um homem? Quem o incitou a permanecer fiel?

Daniel, ele próprio, fez as suas escolhas!

Fez a escolha de permanecer fiel nos seus momentos com Deus, preservando, acima de tudo, a sua boa consciência. Esta foi a sua prioridade!

Esta sua atitude levou Deus a livrá-lo da morte certa. Mas não só! A sua escolha permitiu que o nome de Deus ficasse conhecido em todo o reinado de Nabucodonosor, o qual, por seu próprio decreto, ordenou que todos deveriam reconhecer o poder salvador do Deus de Daniel! (Dn.6:26)

Outro exemplo: José foi levado à prisão, durante anos, porque escolheu não ceder à tentação. (Gn.39:10-12) Mais tarde veio a ser o grande governador do Egipto!

Deus ficou a “assistir” às escolhas de cada um, dando-lhes a recompensa devida. Assim como, a cada instante, ele nos observa, e às nossas reações, para provar se realmente guardamos e praticamos a Sua Palavra.

E aquilo que eu escolher pautará a minha vida, dai em diante. Por isso é que nem todos são aprovados perante as situações, as lutas, os problemas, as provações, as tentações…

Tudo aquilo que Daniel e José aprenderam de Deus, através dos ensinamentos dos seus ancestrais, foi colocado à prova. Foi isto que ditou o que Deus fez dentro deles e por intermédio de cada um.

Deus observa tudo o que somos e fazemos, e não influencia nas nossas escolhas, uma vez que já nos ensinou, orientou e nos deu a Sua Palavra. Cabe a cada um de nós ouvir e praticar. Atentar para tudo aquilo que temos aprendido e colocá-lo por obras.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

35 Comments

  1. Está ligado dona Viviane estamos junto na fé.

    Ver mais
  2. Muito forte essa msg,realmente Deus conhecê e ve tudo que acontece com gente.Por isso deixa que tomamos nossas decisões.

    Ver mais
  3. BOA TARDE D.VIVIANE….
    MUITO FORTE ESSE TESTEMUNHO…ASSIM DEVEMOS AGIR PARA CIMA DO DIABO…SEM MEDO E SEM DÓ DE ESMAGA-LO DEBAIXO DOS NOSSOS PÉS…SE DEUS É POR NOS…QUEM SERÁ CONTRA NOS…ESTA LIGADO…EIA…!!!!
    QUIRINOPOLIS-GO

    Ver mais
  4. Dona Vivi, bom dia.entendi…que maravilha achar esse assunto to fuçando no blog pois retomei e ja estou bem melhor …vou por dentro de mim as.coisas escritas acima ….vou meditar…obrigada Deus obrigada Dona Vivi

    Ver mais
  5. Pampelune na Espagne

    Ver mais
1 4 5 6