Líquido durante a refeição engorda?!

Kátia Cardoso

  • 26
  • Fev
  • 2014

Líquido durante a refeição engorda?!

  • 26
  • Fev
  • 2014

Olá queridas leitoras!

Será que é verdade ou mito? Tomar líquido durante a refeição engorda?

Eu, pessoalmente, durante um bom tempo, acreditava que era verdade, até que, finalmente, entendi o que tinha por detrás desta intriga…

Afirmar que tomar líquido durante a refeição engorda ou aumenta a gordura na barriga tem sido um grande mito. O estômago é um músculo, é flexível como uma sanfona e acomoda tudo que desce, líquido e sólido. Ao ingerir muito líquido em uma refeição, o que acontece é a dilatação do estômago, dando assim a impressão de inchaço, confundido com o aumento da barriga.

Dentro do nosso estômago existe o suco gástrico que é composto por algumas substâncias, cada uma com o seu papel na digestão dos alimentos. O maior prejuízo, quando tomamos muito líquido durante uma refeição, é que o excesso desses líquidos podem afetar a digestão dos alimentos e limitar assim a absorção dos nutrientes.

Quando comemos sem ingerir líquidos a impressão é que estamos ficando “entupidas” e precisamos de algum líquido para acomodar a comida. É isso mesmo que acontece. Quando comemos sem líquidos, logo nos sentimos cheias mais rápido, não digo satisfeitas, pois não é esta a sensação e, consequentemente, não conseguimos comer muito mais. A satisfação só virá quando o cérebro acusar que você já comeu o suficiente. Isso leva uns 20 minutos após o começo da refeição.

Claro que se você fizer uma refeição seca, como arroz, farofa e carne, sentirá uma enorme necessidade de tomar algum líquido, se não irá mesmo engasgar. Por isso, é ideal que tenha uma refeição com bastante salada e legumes. Esses alimentos têm a sua percentagem de água e ajudam na digestão, limitando assim o seu consumo extra de líquidos.

Então, não é o liquido que nos faz engordar, mas o que comemos a mais que irá acrescentar na balança.

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

12 Comments

  1. Ola D. Katia
    DEUS o abençoe por esta mensagem. – Achei muito interessante.

    Gostei muito de aprender, acerca da alimentação relacionada com os líquidos ingeridos durante a refeição. Eu também já ouvi falar, que liquido durante as refeiçoes engordava. – Mas após ler esta mensagem, aprendi que ingerir os líquidos, somente auxilia o nosso corpo e traz benefícios para a saúde.
    Achei muito inteligente, da maneira em que foi mencionada, a fisionomia do estômago e como ele trabalha para a nossa digestão. E agora estou apta a manter a certeza, de que em todas as minhas refeiçoes, eu ingerei líquidos.

    Gostei muito desta matéria D. Katia. DEUS a abençoe muito.

    Ver mais
  2. Boa noite obrigado pelo esclarecimento. Deus abençoe e até uma próxima.

    Ver mais
  3. Obrigada pela dica.Vou passar a estar mais atenta.

    Ver mais
  4. Olá
    Boa Tarde
    Foi uma boa dica para nos ajudar pois nos engordamos variando de alimento em alimento

    Ver mais
  5. gosto muito da suas dica d katia !! eu sempre pensei que era verdade as veses quando almoço ñ tomo nada mais acora sabendo que mito vou tomar !! obrigado e bom dia pra senhora

    Ver mais
  6. Boa tarde, gostei da dica. Deve se beber líquidos com regra, se queremos ter cuidado com a nossa alimentação.
    Muito obrigado.

    Ver mais
1 2