Exames de Diagnóstico
barbara

Bárbara Filipe

  • 14
  • Out
  • 2015

Exames de Diagnóstico

  • 14
  • Out
  • 2015

Ecografias, eletrocardiogramas, tomografias, mamografias, densitometrias e ressonâncias magnéticas são parte dos exames de diagnóstico disponibilizados pela Imagiologia.

A imagiologia é a especialidade médica que desenvolve através da utilização da imagem, os mais diversos exames que complementam os diagnósticos clínicos realizados em todas áreas da medicina.

Atualmente a classe médica tem ao seu dispor uma vasta gama de possibilidades para “fechar” um diagnóstico clinico com precisão.

Observemos o que se pode avaliar através de alguns desses exames e como os mesmos são realizados:

Ecografia: Trata-se da formação de imagem com recurso a ultra-sons, permitindo em tempo real o estudo dos orgãos.
É um exame não evasivo e indolor.

Tomografia Axial Computadorizada (TAC): É uma técnica de diagnóstico que captura imagens de alta-definição utilizando raios-x de forma a visualizar uma ou mais partes do corpo. Esta técnica proporciona a visualização de tumores de forma precisa assim como capta informações detalhadas dos mais diversos orgãos do corpo.

Densitometria Óssea: Este exame é efetuado através de um aparelho que determina a massa óssea dos ossos do corpo permitindo avaliar a perda óssea e risco de fratura. De uma forma simples e rápida ficamos com informação do grau de osteoporose.

Ressonância Magnética: Neste exame é usado um campo magnético e ondas de radiofrequência que permitem a visualização dos orgãos internos do corpo. É fundamental em diagnósticos de doenças degenerativas do sistema nervoso e da estrutura osteoarticular.

Todos os exames referenciados como complementares de diagnóstico, tanto os exames laboratoriais como os de imagem, alguns dos quais mencionados neste post, complementam o exame físico efetuado pelo profissional de saúde.

Com os resultados de todos os exames é possível obter uma definição sobre a patologia do paciente e efetuar o tratamento mais eficaz.

Espero que tenha sido esclarecedor.
Até à próxima semana.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

4 Comments

  1. Muito bom o esclarecimento pois muitas das vezes não sabemos o que significa cada um e qual sua importância.

    Ver mais
  2. Obrigada Sra. Filipe, pelos esclarecimentos. A mim me fizerem bem, pois estou com alguns exames medicos por fazer de entre os quais de imagiologia, proximamente. E como diz o velho ditado: “Eu nao sabia, fiquei a saber”. Mais uma vez, obrigada. Que venham mais esclarecimentos, em outras areas!!

    Ver mais
  3. Ola sra Barbara, muito obrigada pelas informacoes, gosto muito de tudo que publica no blog, informacoes muito necessarias. obrigada bjinhos

    Ver mais
    1. Obrigada Sra. Filipe, pelos esclarecimentos. A mim me fizerem bem, pois estou com alguns exames medicos por fazer de entre os quais de imagiologia, proximamente. E como diz o velho ditado: “Eu nao sabia, fiquei a saber”. Mais uma vez, obrigada. Que venham mais esclarecimentos, em outras areas!!

      Ver mais