Engordar com saúde

Kátia Cardoso

  • 19
  • Fev
  • 2014

Engordar com saúde

  • 19
  • Fev
  • 2014

Ultimamente temos falado bastante a respeito de perder peso, e com certeza ajudamos muita gente. Porém, tem o outro lado da moeda: as nossas leitoras que querem ganhar peso. Se precisa emagrecer, deve estar a pensar: “essas aí são felizes e não sabem!”, só que não é bem assim. Existem causas para a magreza excessiva, então vamos tentar ajudar.

– Genética (seus pais, avós e tios são magros);

Se a sua família inteira é magra, o mesmo provavelmente acontecerá consigo, especialmente se ainda é jovem e nunca praticou exercícios. Normalmente, as pessoas com este biótipo, têm a ossatura pequena. Faça um teste: com os dedos indicador e polegar dê a volta em seu pulso. Se eles se sobrepõem, é porque sua ossatura é pequena, o que a torna mais leve, de modo geral.

– Falta de uma alimentação adequada (você simplesmente não tem fome);

Normalmente somos condicionadas a comer muito, ou pouco, em nossa infância, de acordo com os hábitos da nossa família. E isso determinará a quantidade de gordura armazenada em nosso corpo, conforme nos desenvolvemos. A sua falta de apetite pode ter vindo da infância. Você preferia brincar ao invés de comer! E para mudar isto, terá que fazer força para adquirir novos hábitos.

– Falta de exercícios físicos (você acha que fazer ginástica só serve para emagrecer);

Qualquer caminhada ou o fato de pular alguma refeição, já a faz perder algumas gramas (ou quilos), não é verdade? Se isso lhe acontece, é porque o seu metabolismo é acelerado e o seu corpo tem mais facilidade para ter músculos do que reter gordura. Se quer acentuar as suas curvas, a prática da musculação irá ajudá-la, pois aumentará a sua massa magra e, consequentemente, o seu peso (sabia que músculos pesam mais que gordura?)

– Problemas de saúde (neste caso, somente o seu médico pode resolver).

Problemas hormonais (entre outros, lembre que não sou médica) podem estar a impedi-la de engordar. Alguns exames irão esclarecer isto. Converse com o seu médico.

Lembre-se: o que tem de evitar é “entupir-se” de alimentos gordurosos e açucarados para tentar ganhar peso. Com certeza irá engordar, porém, tudo o que ganhar, irá parar à sua barriga. E pior do que ser magra, é continuar assim e com a barriguinha saliente, não é mesmo? Estes alimentos não possuem nutrientes para saciar o seu organismo, mas são carregados de calorias vazias, que se acumulam justamente nas regiões do nosso corpo que não queremos que engordem.

Para ganhar peso com saúde, procure comer carboidratos em todas as refeições (cereais, arroz, massas, pães, batata, feijão, ervilhas). Você pode comer sobremesa sim, aproveite! Só não coma “balas” e chicletes, pois mascaram a sua fome. Evite comer alimentos integrais, eles deixam-na satisfeita por mais tempo e você ficará sem comer, o que não pode acontecer. Consuma gorduras boas: tempere a sua salada com azeite, tome iogurte e leite integral, nada de desnatados. Além disso, também pode incluir frutas secas, castanhas, amêndoas e amendoim em seu cardápio. Enriqueça o seu café da manhã ou lanche da tarde fazendo vitaminas de frutas acrescidas de aveia, linhaça ou chia. Alimente-se de 3 em 3 horas, mesmo que não sinta fome, pois precisa acostumar-se a comer mais.

Com estas dicas, irá conseguir aumentar o seu peso, só não se esqueça que com o passar dos anos, isso acontecerá naturalmente. Então, se você é jovem, cuide do seu corpo de forma equilibrada e sem exageros. Faça tudo com acompanhamento médico, afinal você quer ganhar peso sem perder saúde, não é mesmo? E ainda não acabou, em breve uma aula com exercícios para fazer em casa e aumentar as suas medidas!

Até para a semana, com mais dicas.

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

19 Comments

  1. Obrigado dona Katia Cardoso, por todas otimas dicas.

    Ver mais
1 2 3 4