Dicas para não comer demais

Viviane Freitas

  • 17
  • Jul
  • 2013

Dicas para não comer demais

  • 17
  • Jul
  • 2013

Várias situações levam-nos a comer mais do que deveríamos, situações estas, que por vezes não percebemos.


Um estudo foi feito, comprovando que atualmente, em todo o lugar, várias técnicas são utilizadas para que consumamos mais do que podemos, e do que devemos.

O ambiente é criado para aguçar as nossas vontades.
Com a alimentação não é diferente. Veja se nunca se deparou com alguma dessas situações:

A Sopa

Experiência no refeitório: Enquanto as pessoas comiam, voltaram a encher a tigela de sopa, sem chamar a atenção. As pessoas comiam 73% a mais, sem perceber.

Mesa com amigos

Observe-se à mesa quando está sozinha e quando está acompanhada. Quando estamos acompanhados, a tendência é comermos em média mais 28%. E se estamos acompanhados por seis pessoas ou mais, essa média sobe para 71%. Facilmente conseguimos perceber que isto é verdade. É só lembrarmos do quanto comemos no último almoço em família!

Os vinhos e a música

Foi muito curiosa e engraçada esta pesquisa feita em uma loja de vinhos. A loja tem vinhos franceses, alemães, sul-americanos e espanhóis. Se na loja estiver a tocar música francesa, os clientes compram vinhos franceses, se estiver a música alemã, compram vinhos alemães. Percebeu como o ambiente nos influencia?

O refrigerante

Colocaram duas embalagens, com o mesmo refrigerante no conteúdo. A embalagem com uma imagem de “cara feliz” vende muito mais que a embalagem de “cara zangada”. A imagem instiga a compra, ainda que seja o mesmo produto oferecido.

Quanto mais, melhor!

Se duplicam o espaço que um alimento ocupa nas prateleiras de um supermercado e colocam à altura dos nossos olhos, as compras aumentam 40%. Essa também conhecemos, mas caímos sempre que nem uns “patinhos”!

Aqui vão algumas dicas práticas de como evitar o comer demasiadamente:

1. Nunca vá ao supermercado de barriga vazia, pois, se for, terá vontade de trazer o supermercado inteiro. Isto lhe salvará gordurinhas extras e muito dinheiro .

2. Evite comprar “besteiras” e armazenar em casa. Você já sabe: Se tiver, vai comer! E quando comprar, compre em pequenas quantidades. Regra de ouro: Longe dos olhos, longe das tentações.

3. A distração, por vezes, faz-nos comer mais sem percebermos. Tire um momento para a sua refeição e foque-se no que está a comer.

4. Coma devagar! A comida não tem pernas . O seu cérebro demora uns 20 minutos para acusar a satisfação, então, se comer um “boi” em 15 minutos, não culpe o cérebro e nem o boi por ser bom! Você é que comeu muito rápido

5. Crie um ambiente agradável para as suas refeições. Arrume a mesa, decore o seu prato, use a criatividade. Com cara feliz tudo é mais saboroso . Olhe para aquele prato de salada e sorria!

6. Use a técnica das prateleiras do Supermercado em sua casa. Deixe à vista frutas e vegetais para o seu consumo.

E você? Tem alguma dica interessante? Deixe o seu comentário.

Que tal deixar também uma foto sua, a praticar alguma das 6 dicas acima, no nosso facebook?!

Até à próxima quarta, com mais saúde!

Siga-me no Facebook

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

17 Comments

  1. Eu pesava 56 agra tô com 46kg

    Ver mais
  2. 0la eu tenho 19 anos e quando era mais nova uns 15,14 eu pesava 63k e agora estou com 76k estou quase morrendo,eu não trabalho só estudo e estou de ferias,acho que nessas ferias engordei uns 6k não aguento mais tento me ocupar mas meus amigos só me chamam para comer e eu nao consigo dizer nao e em casa eu como mais do que divia.. ja me esforcei para seguir essas dicas mas não consigo quero emagrecer mais nao sei mais oque fazer me ajude :/

    Ver mais
  3. TENHO 1;70 E 98 QUILOS NAO ESTOU CONSEGUINDO PARAR DE COMER E AINDA SINTO CULPA QDO COMO IREI TENTAR A SEMENTE DE LINHAÇA

    Ver mais
  4. Poxa amei as dicas !
    è assim mesmo que o nosso cérebro emite as coisas , e na correria do dia-a dia deixamos passar , e não podemos , pois além de engordar , a nossa saúde fica mau se comermos desordenadamente !
    Beijinhos 😉

    Ver mais
  5. ótimas dicas temos que zelar do nosso corpo que e templo do Espirito Santo temos que ser moderada em tudo que fizermos na nossa vida isso serve para nossa alimentação também

    Ver mais
  6. Dicas importantes e eficazes sim, mas também pra quem tem o hábito de comer mesmo sem fome, (anciedade), e principalmente doces,(bolachas, chocolates) que sao bem calóricos, e principalmente à noite, quando o metabolismo fica mais lento, e dificulta a queima de gorduras, a dica é: tome um copo de sumo de gelatina de preferencia light, quente ou frio, antes da refeição, que pra além de inibir a fome, contem o colageno, e os aminoácidos necessários, e nao ingorda. Outra dica pra variar também é a semente de linhaça triturada, ou semente de chia, uma a duas colheres de sopa misturada em leite ou sumo ou iogurte, tomar 30 minutos antes da refeição, são super nutritivas, inibidoras de apetite, nao ingorda e melhora a saúde em vários aspectos..:)

    Ver mais
    1. Vou experimentar. A sementes eu gosto muito com iogurte é uma delicia. Obrigada pelas dicas. Beijo!

      Ver mais
1 2