Dicas para manter a linha no fim de ano
katia

Kátia Cardoso

  • 18
  • Dez
  • 2013

Dicas para manter a linha no fim de ano

  • 18
  • Dez
  • 2013

Chegaram as festas do final de ano, e com elas as “comilanças”.

Embora não comemoremos o Natal, geralmente é uma época de reunir a família e fazer aqueles almoços ou jantares.

Quem não espera por esse momento: bolo rei, panetones, chester, perú, leitoa, carneiro, tender, bacalhau, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas.

É nesta época que muita gente recupera o peso que demorou mais de dois meses para conseguir perder. Após as festas, começa toda a batalha novamente. Será que esse é o caminho correto? Com certeza não!

Então veja as dicas que a nutricionista Cristiane Cedra nos deixa:

Para começar, precisamos pensar que a “comilança” do fim de ano faz parte da nossa cultura. Não dá para fazer, como algumas pessoas radicais fazem, de deixar de comer na ceia, só porque querem perder peso. Isso está totalmente errado.

A frustração leva a compensar em algum outro momento. Ou seja, deixa de comer na ceia, e na primeira oportunidade, vai comer muita quantidade de qualquer outro alimento.

Lembre-se que não são os almoços ou jantares que têm de mudar, e sim você mudar o seu comportamento na hora de comer. Seguem algumas dicas para conseguir isso:

1. Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo para chegar à noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. Mas lembre-se que sempre que entrar muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que precisa e o resto estoca.

2. Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com “beliscos” perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.

3. Enquanto não chega a hora da refeição, evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas, e, em excesso, contribuirão bastante para o aumento de peso.

4. Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas, faz o “olho crescer” e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir, para comer mais. Isto não é necessário (comida não tem pernas, rsrs). Mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos.

5. Utilize produtos light de maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.

6. Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia, temos disponíveis o ano inteiro.

7. Faça sobremesas com menos gordura para compensar as carnes servidas na ceia.

8. Nesses dias de “comilança” faça uma caminhada ou alguma atividade física.

Seguindo estas dicas, com certeza conseguirá manter o peso durante a época de festas.

Acima de tudo, desfrute da sua família, sempre os enchendo, não só de comida, mas de muito amor e carinho! Beijos e abraços.

Fonte: ANutricionista.Com

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

2 Comments

  1. Ola Sra Katia

    Agradeço muito por esta mensagem, que ajudou – me a entender os cuidados que devo tomar d’entre as refeiccoes (Especialmente em época de festas).

    Para mim foi essencial prender, que as colorias podem acumular muito facilmente, ate quando comemos algo que e saudável, mas a quantidade faz toda a diferença!! Na minha opinião deve haver um equilíbrio nas consumissoes de alimentos! Especialmenete d’entre as refeissoes!!

    Muito Obrigado pela sua orientassao em relassao a alimentassao, em épocas festivas! DEUS a abençoe.

    Ver mais
  2. Muito interessante essas dicas de Final de Ano, eu não sabia que dava para nós sabermos equilibrar todas as coisas deliciosas que temos na Ceia, agora vou ser vigilante quando chegar o momento da “comilança”.
    Obrigada pela dica Dona Viviane.

    Ver mais