Saúde: Dicas para combater a retenção de líquido
katia

Kátia Cardoso

  • 3
  • Set
  • 2014

Saúde : Dicas para combater a retenção de líquido

  • 3
  • Set
  • 2014

As mulheres são as que mais sofrem com a retenção de líquido, principalmente durante o ciclo menstrual ou após menopausa.


Apesar das causas poderem estar associadas a algumas doenças como mau funcionamento dos rins, incapacidade do coração em bombear o sangue e problemas circulatórios, a boa notícia é que, na maioria das vezes, a retenção de líquidos pode ser evitada de forma simples, bastando alterar alguns hábitos.

Existem várias dicas para combater de forma natural a retenção de líquido:

1. Ingerir mais liquido, especialmente água – no mínimo 1litro e ½ de agua diariamente.

2. Na terra do Café, adquirir o hábito de tomar chá. Não é fácil, mas o chá é ótimo para quem tem retenção de líquido. Experimente chás de camomila, hibisco, cavalinha, carqueja, frutos vermelhos. São ótimos diuréticos e ajudam a eliminar as toxinas do corpo.

3. Reduza o sal. Além de ajudar a reter mais líquido no corpo, é também um perigoso aliado a pressão arterial. Diminua e, para não perder o sabor a comida, use mais ervas frescas ou secas como salsinha, cebolinha, manjericão, noz moscada, tomilho, coentro, pimenta vermelha, canela e gengibre e etc.

4. Se você não consegue ficar longe dos alimentos industrializados, pelo menos coloque regras para comê-los somente uma vez na semana. Quanto mais saudável for a sua alimentação, melhor será a capacidade de drenagem do seu corpo.

5. As verduras com maior poder diurético são o aipo, a salsa, o chuchu, o agrião, o pepino, o repolho, o tomate, a berinjela, a cenoura, os espargos, a alcachofra e a alface. Aumente o consumo dessas delícias!

6. O exercício físico é super importante para o bom funcionamento do organismo. Pratique no 30 minutos de caminhada de 3 a 4 vezes na semana. Isso ajuda muito para eliminação de toxinas do corpo.

7. A drenagem linfática com um especialista é uma ótima opção também. Além de relaxar, realmente ajuda na drenagem dos líquido e toxinas do corpo.

8. Para massagem em casa, também temos uma opção: primeiro pise levemente em um bolinha de tênis fazendo movimentos circulares. Depois, com um bom hidratante ou anti celulite, faça movimento sempre de baixo para cima das perna até a região da virilha. Faça isso várias vezes. Na barriga massageie bem em movimentos circulares e após, passe a mão como se fosse limpando levando tudo até a virilha. Você se sentirá bem mais leve.

9.Nunca se automedique com produtos diuréticos.

10.Se a retenção de líquidos for dolorosa e excessiva, consulte um médico ou especialista.

 
*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

9 Comments

  1. temos que cuidar do templo de Deus, tendo saúde, e estar sempre ativa nas nossa atividade. E muito imprtante manter um equlibrio e uma alimentação saldável tendo estas dicas nos ajudar apraticar e seguir esta orientção

    Ver mais
  2. Muito legal esse post nos mostra que também é importante cuidar da nossa saúde,Nosso corpo e pele tem que estar saudável.Para vivermos bem

    Ver mais
  3. Boa noite Dnª Kátia Cardoso! É muito bom atentarmos para certos cuidados diários que devemos ter para termos uma saúde perfeita sem preocupações indesejáveis como a retenção de líquidos.

    Ver mais
1 2