Como criar novos e bons hábitos

Viviane Freitas

  • 27
  • Nov
  • 2013

Como criar novos e bons hábitos

  • 27
  • Nov
  • 2013

Criar novos e bons hábitos requer disciplina, perseverança, exige mudança e, geralmente, o ser humano não gosta muito de mudanças.


Gostamos, sim, de novidades, mas mudanças… nem sempre. Sabe porquê?

A mudança requer esforço, tem que se sair do comodismo, perseverar, trabalhar duro e ter muita auto disciplina.

A disciplina é um hábito interno que facilita a cada pessoa o cumprimento das suas obrigações. É um autodomínio, a capacidade de utilizar a liberdade pessoal. Isto é, a possibilidade de atuar livremente superando as condições, internas e externas, que se apresentam no dia-a-dia.

Fomos criados e disciplinados de maneiras diferentes e os gostos e hábitos de nossos pais também influenciaram muito na formação dos nossos. Hábitos, sejam bons ou ruins, são criados pela repetição do mesmo comportamento.

As 24hrs de uma pessoa são compostas por hábitos e, para mudar os ruins, não é tão simples como tirar uma camisa e jogar fora, pois estes fazem parte de quem somos. Mas podemos substitui-los com a prática e repetição dos bons hábitos! Afinal, não tem como ver resultados se mantivermos ambos (bons e ruins). É como água suja misturada com água limpa, a suja sempre vai sujar a limpa.

Segue uma pequena lista de bons hábitos diários para a sua saúde:

1. Comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças. Exemplo:

Café da manhã – Um suco de fruta;

Lanche da manhã– Uma maçã;

Almoço – Salada de alface;

Lanche da tarde – Uma banana;

Jantar – Creme de legumes

2. Comer de 3 em 3 horas;

3. Comer 3 porções de lactose ou derivados – Leite (preferível de soja), iogurtes e queijos brancos (ricota, mozzarella, minas…);

4. Beber 1 ½ de água diariamente;

5. Exercitar-se, no mínimo, 3 x por semana, durante 30 minutos (iniciantes);

Bem, vou parar por aqui para não vos assustar. Se adquirir os hábitos desta lista, já terá e verá uma grande diferença na sua vida.

Pense no prazer e satisfação que os bons hábitos lhe darão. Pense em criar novos hábitos em outras áreas da sua vida, também, como acordar cedo, não chegar atrasada aos compromissos, ler, tempo para se arrumar, aprender algo novo, ajudar alguém, etc.

Primeiro criamos o novo e bom hábito e perseveramos em praticá-lo (Lembre-se da repetição). No início não é nada fácil, mas com o tempo este torna-se parte de nós. E aí, então, o hábito muda-nos, e só depois é que vemos os seus frutos em nossa vida.

Penso que todas nós queremos perseverar nos bons hábitos, então, que tal enfatizar mais uma vez quais são os seus, deixando o seu comentário?

Beneficie-se de dicas diárias de saúde na nossa página do facebook.

Até à próxima semana.

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

14 Comments

  1. Boa tarde Viviane, muito boa sugestão para aqueles que querem e precisam mudar seus hábitos, é claro os ruins pelos bons.
    Meus parabéns Viviane por seu blog, é com gestos assim que melhoraremos indivíduos, grupos e quem sabe o mundo, que precisa de educação e ética. Deus abençoe toda a sua família.
    A maior manifestação de um sentimento são as atitudes.
    Dr José Borges psicanalista clínico, pós graduado em medicina psicossomática

    Ver mais
  2. Bons hábitos , vamos praticar!

    Ver mais
1 2 3