Bolinhas nos braços?!
katia

Kátia Cardoso

  • 9
  • Abr
  • 2014

Bolinhas nos braços?!

  • 9
  • Abr
  • 2014

Quem não gosta de ter um braço lisinho com uma pele uniforme? Tão bonito, não é?! Ainda mais agora, que o Verão está a “chegar”! Bem, esperamos que sim, em breve, rsrs.

Não sei se já viu, mas às vezes, aparecem aquelas “bolinhas” insistentes nos braços, que parecem um pelinho encravado, mas que na verdade, não são. Vamos aprender hoje como solucionar este problema.

O que são aquelas “bolinhas” nos braços?

As “bolinhas” que insistem em aparecer no braço e também em outros lugares do corpo, são na verdade um problema de pele chamado ceratose folicular ou queratose pilar.

Estas “bolinhas” que surgem principalmente na parte lateral e parte detrás dos braços, geralmente são mais frequentes em indivíduos que sofrem de doenças alérgicas como a asma e a rinite, devido a uma predisposição genética, mas a sua causa ainda não foi totalmente esclarecida.

As “bolinhas” tendem a aparecer com mais frequência no Verão devido ao suor e ao uso de roupa apertada. Por isso, recomenda-se usar roupas frescas, que deixam a pele “respirar” e não fazer esfoliações, pois estas podem agravar o quadro.

queratose

Causas da queratose pilar

As causas da queratose pilar devem-se à produção excessiva de queratina pela pele. Esta doença é benigna, mas quando não é devidamente tratada, pode inflamar e causar o escurecimento de algumas regiões da pele.

Tratamento para queratose pilar

O tratamento para queratose pilar é feito com o uso de hidratantes corporais à base de uréia, ácido glicólico ou ácido salicílico para controlar a produção de células mortas e conferir a hidratação necessária, que diminui a esfoliação da pele.

Se o problema for persistente vale a pena investir num tratamento dermatológico, seja aplicando ácidos na pele ou utilizando um aparelho de microdermoabrasão, sob orientação médica.

Manter o local seco e limpo é também muito importante para evitar que as “bolinhas” fiquem vermelhas e doloridas, especialmente nos dias mais quentes de verão.

Aí está! E para si, que nem sabia que isso existia, já aprendeu mais uma! Vamos cuidar do nosso corpo e saúde!

Até à próxima.

Fonte e fotos ilustrativa: tuasaude.com

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

8 Comments

  1. Eu tenho essas bolinhas no braço incomodam mesmo, por isso sempre uso bastante hidratantes para diminuirem…

    Ver mais
  2. Nossa muito legal, tenho isso mais não sabia o que era, pensava que era normal, pois conheço pessoas que tem isso também. Agora aprendi e vou tratar, pois mim incomoda bastante.

    Ver mais
1 2