Saúde: Açúcar de Coco, o adoçante natural

Kátia Cardoso

  • 10
  • Set
  • 2014

Saúde : Açúcar de Coco, o adoçante natural

  • 10
  • Set
  • 2014

Amo pesquisar sobre saúde e ultimamente, para mim, quanto mais natural, melhor.


Depois de ser fiel consumidora do adoçante por mais de 20 anos, descobri que faz um mal muito grande para o corpo, organismo, cérebro, etc.

Muitos estudos foram feitos, a lista é grande mas a conclusão básica é que o adoçante é artificial, sem nenhuma vitamina e o consumo prolongado pode acarretar outros problemas de saúde, lá à frente. Então o melhor é parar e substituir por algo mais saudável, não é mesmo? A minha mais nova descoberta é o açúcar de Coco! Já ouviu falar?

O Açúcar de Coco tem feito parte da culinária e do grupo das ervas medicinais usadas no sudoeste asiático já há muito tempo, especialmente por pessoas que procuram uma alimentação mais saudável ou que sofram de problemas de diabetes. É um dos adoçantes mais saudáveis e dos melhores substitutos do açúcar, pelos benefícios que oferece.

Ele é extraído do fluído das flores da Palma de Coco. Quando as folhas são colhidas, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira ficando um caramelo espesso, ao esfriar é triturado em pequenos cristais. Estes cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas.

O Açúcar de Coco é muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns comercializados, tem elevada quantidade de Potássio, Magnésio, Zinco e Ferro e é uma fonte natural de Vitaminas B1, B2, B3 e B6. O seu sabor é muito parecido com o sabor do açúcar castanho, mas tem um índice glicêmico muito mais baixo (Gi=35) sendo assim menos perigoso para a saúde que o açúcar normal (Gi=68). Isto quer dizer que o Açúcar de Coco produz uma libertação lenta de energia, ao contrário dos altos e baixos do açúcar comum.

O maior componente do açúcar de Coco é a sucrose (70-79%) seguido de glicose (3%) e frutose (9%).

Muitos estudos já foram feitos com sucrose e frutose. As novas pesquisas mostram que o consumo elevado de frutose pode ser prejudicial para a saúde.

O Açúcar de Coco é um adoçante não processado, não adulterado, não filtrado, não contém preservantes e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo. As palmas de Coco, que são diferentes das de onde se extrai o óleo de Palma, produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar e requerem menos água e nutrientes.O Açúcar de Coco pode ser usado como substituto do açúcar nas receitas também.

Eu experimentei e gostei muito. Experimente você também!Pode ser encontrado em lojas de alimentos naturais.

E você, tem alguma descoberta? Divida connosco.

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

10 Comments

  1. Adorei saber, não conhecia esse açúcar de coco !!
    Muito interessante

    Ver mais
  2. Nunca tinha ouvido falar em açúcar de coco,também tomo adoçante pois luto contra a balança a muito tempo,mas o adoçante também faz mal a saúde.obrigada por fala dessa nova opção mais saudável,bjus*

    Ver mais
  3. Muito bacanas as dicas dona.

    Ver mais
  4. O Açúcar de Coco é muito mais nutritivo que os outros adoçantes comuns comercializados dica muito interessante.

    Ver mais
1 2