A vida de Jacó – 5º dia

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 5º dia

  • 29
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.

E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.

_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._

_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._

_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._

_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._

_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._

_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._

_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)

5ºDIA – O SACRIFÍCIO

Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.

O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!

Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!

TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.

Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.

Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.

_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_

É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.

Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.

Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.

Até amanhã.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

168 Comments

  1. Toda sugestão rápida de sacrifício, é enganadora!!!
    No sacrifício perfeitos todos os detalhes são levados em conta pois a concentração no mesmo traz dor, mas também uma certeza que não é possível através de outros meios.

    Ver mais
  2. Muito forte este pot,
    O sacrificio tem que ser completo, o tudo o 100%.
    Eu não posso esperar que seja abençoada sem fazer um sacrificio que
    doa, quando o sacrificio doi existe a certeza que vai acontecer o milagre.

    Deus abençoe

    Ver mais
  3. Boa noite D.Vivi.

    Para o sacrificio ser perfeito exige uma entrega sincera e total.

    Sou eu que tenho que tenho que exigir de mim mesma , e viver a cada dia o sacrificio a 100% para o meu Deus.

    Deus abençoe.

    Ver mais
  4. Boa tarde D. Viviane
    quero nesta Fogueira Santa, fazer o perfeito sacrifício para que Deus venha a se materializar na minha vida.
    Muito obrigada pela orientação, porque me fez pensar no que posso fazer mais, não me posso contentar com o que já gerei até agora, mas o que posso fazer mais para o meu Deus?
    Não quero que o meu sacrificio seja rápido ou fugir a dor dele, quero sim subir com Tudo para o Altar para que o meu nome seja mudado.
    Muito obrigada. Deus abençoe.

    Ver mais
  5. Olá Dª Viviane

    Nesta mensagem nós vemos que Jacó não tinha o minimo de temor a Deus, ele mentiu descaradamente, nós vemos que insistentemente Isaque queria se certificar que estava a dar a benção á pessoa certa, questionando acerca do tempo da caçada, quiz apalpar a pessoa que estava na frente dele, apesar de Jacó chegar perto dele chamando-o de pai, Isaque perguntou quem és tu? Eu vejo essa insistencia como uma oportunidade de ele se arrepender da sua mentira, porém ele não quiz saber… porque ele não dava valor ao ser a propria benção…

    Ver mais
  6. Boa tarde! Muito forte quando Jacó disse : O Teu Deus…
    Realmente via se que o Deus de Isaque não era o Deus dele , ele não O conhecia…
    Ele deveria ter aprendido com o seu pai , que aprendeu com o seu avô, ele deveria ter consciência do quão importante era ser a própria benção e ele não tinha.

    Ver mais
1 26 27 28