A TPM Engorda?
katia

Kátia Cardoso

  • 30
  • Abr
  • 2014

A TPM Engorda?

  • 30
  • Abr
  • 2014

Todos nós convivemos com os dilemas e as ansiedades da vida moderna.


Porém, as mulheres sofrem mais com isto, pois, durante os dias que antecedem a menstruação, temos uma diminuição na produção de serotonina, que é uma substância produzida pelas células e que atua sobre o humor das pessoas.

Por isso, as mulheres com TPM ficam “morrendo” de vontade de comer doces, pois o açúcar (em especial o chocolate) libera endorfina, substância que dá a sensação de bem-estar. Quando a menstruação acaba, o inchaço não diminui, pois, na verdade, o excesso de calorias, sal e açúcar ingeridos transformam-se em gordura acumulada. Agora imagine, que todo o mês caia em tentação, comendo “horrores” e colocando a culpa na TPM. Não tem como não engordar! Mas como sair deste círculo vicioso?

Em primeiro lugar, devemos aprender a conhecer a nós mesmas. Temos que saber identificar quando a vontade de doces aparece, se é realmente um sintoma da TPM ou se está aparecendo o mês todo (a causa será outra, não uma oscilação hormonal). Agora, mãos à obra! Vamos aprender a driblar a ansiedade e cuidar da saúde!

Dicas de alimentação:

1-Prefira arroz e massas integrais. Cereais matinais sem açúcar e/ou flocos de arroz são boas opções;

2-Consuma peixes como salmão, sardinha, atum ou cavalinha que são ricos em ômega 3 e proteínas, que alimentam o cérebro;

3-Coma também frutas vermelhas como amoras, framboesas, goji, e outras, que são fonte de vitamina C, acerola, goiaba, pitanga, laranja, mexerica (tangerina);

4-Opte por comer banana, abacate, tâmaras, sementes de girassol ou cacau, sem açúcar, ao invés de comer chocolate de leite ou branco, pois são alimentos que ajudarão a diminuir a ansiedade, além de possuírem bem menos gordura;

5-Beba bebida de soja morna. Acalma mesmo! Ferva com cacau em pó e canela ou faça mingau de aveia;

6-Tome mais chá: melissa, camomila e erva-cidreira ajudam a relaxar.

Além da alimentação, pratique exercícios físicos para ajudar na diminuição da ansiedade, que também são responsáveis pela liberação de endorfina e serotonina, deixando-a mais feliz e relaxada. E, ao mesmo tempo, melhora o seu condicionamento físico, força, resistência, flexibilidade e até aumenta a imunidade do seu corpo, tornando-o mais resistente a doenças. É diferente do chocolate que, em excesso, sempre nos engorda!

Para que ajude a diminuir a ansiedade, é necessário que dure pelo menos 30 minutos. Pode caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar. Outra coisa bem interessante, é dançar. Mas tem que se programar para praticar: reserve um horário, ligue a música e só pare quando estiver a suar! É este o segredo para que o seu corpo comece a liberar endorfinas. O exercício precisa ser intenso e não a deixar entediada ou mais ansiosa do que já está.

Dica “Conhecendo a si mesma”:

1- Registe em um diário tudo o que comeu e as quantidades (dia e horário), e anote se o motivo de comer era fome ou algum sentimento momentâneo (e passageiro!).

2- Invente novas formas de gastar energia e ansiedade acumuladas. Que tal fazer alguns polichinelos no intervalo do filme? Ou mesmo alguns abdominais? Gasta energia e entra em forma ao mesmo tempo!

Quanto à alimentação, agora já sabe como vencer esta época do mês. Vamos praticar?!

Ate à próxima.

Leia mais dicas de saúde no link

*As informações oferecidas neste blog não são individualizadas, portanto, não substituem o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

9 Comments

  1. Boa noite!
    Eu pessoalmente admito que não cuido muito da minha alimentação, dou por mim a comer muitos doces e coisas do género e o pior é que não é só nessa altura.
    Mas isso tem e vai mudar, pois é algo que tenho que trabalhar, visto que o meu corpo é emprestado, não é meu, e é o templo do Espírito Santo.
    Obrigada pelas dicas! Deus a abençoe!

    Ver mais
  2. Boa noite, muito obrigado por as dicas vou dar utilidade concerteza. Eu pessoalmente já gosto muito de comer doces, mas nesta época do mês é algo que tenho mesmo muita vontade são chocolates.

    Ver mais
  3. Boa noite,

    muito obrigada por estas dicas tão importantes para a nossa saúde. Devemos ter domínio sobre o nosso corpo, porque se formos fazer todas as suas vontades, futuramente teremos consequências menos positivas.
    Que Deus a abençoe.

    Ver mais
1 2