A Menopausa

Bárbara Filipe

  • 11
  • Nov
  • 2015

A Menopausa

  • 11
  • Nov
  • 2015

A tão falada menopausa, é a fase da vida de uma mulher em que a função cíclica dos ovários termina, assim como a sua menstruação.

Ou seja, a menopausa inicia quando a menstruação termina.
Podemos intitular por menopausa, a última menstruação de uma mulher e/ou o ciclo em que a sua capacidade reprodutiva diminui drasticamente até cessar por completo.

Durante esse ciclo, os ovários segregam cada vez menos estrogénio e prosgesterona reduzindo a libertação de óvulos até que a mesma se extingue.

Durante muito anos, a média de idades em que o processo da menopausa se iniciava, foi estimado entre os 45 e os 50 anos, no entanto, com o aumento da esperança média de vida, hoje podemos indicar que esse processo se inicia, na maioria dos casos, após os 50 anos.

Quando a menopausa surge antes dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura e as suas causas mais determinantes são a predisposição genética ou as doenças auto-imunes. As mulheres fumadoras também estão mais expostas a esta consequência.

Existe também a menopausa artificial, provocada por uma cirurgia, que diminui ou extingue a secreção hormonal dos ovários. Este facto acontece nas cirurgias de remoção dos ovários em que se observa o fim da menstruação, bem como da ovulação, ou de remoção do útero, em que se verifica o término dos ciclos menstruais. No entanto, se os ovários permanecerem intactos, mantêm-se a secreção hormonal.

Sabendo agora o que é a menopausa, vamos analisar os sintomas mais comuns desta alteração de funcionamento do organismo feminino:

– Palpitações;
– Afrontamentos;
– Alterações do sono;
– Alterações de humor;
– Suores noturnos;
– Cansaço;
– Irritabilidade;
– Ansiedade;
– Redução da libido;
– Incontinência urinária;
– Dores musculares e nas articulações;
– Aumento de peso;

Como minimizar estes sintomas e ultrapassar esta fase, que para muitas mulheres causa alterações muito significativas no seu dia-a-dia?

É o que vamos falar no próximo post.

Até breve.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

12 Comments

  1. Foi muito instrutivo. Estou nessa fase.

    Ver mais
  2. Muito interessante! ?

    Ver mais
  3. hola buenos dias es verdad ami me retubieron la mestruacion por 5 anos por un tratamiento hormonal despues de unas quimioterapia .fue orrible al comienzo solo tenia 33 anos y los sintomas eran anciedad, sofocos,cuerpo destemplado osea o mucho frio o mucho calor, dolores musculares,cansancio,alteraciones de humor,aveces nerviosa .solo que vusque de DIOS y esos sintomas fueron disminuyendo y pude llebarlo pero al principio no fue facil
    mallorca

    Ver mais
  4. achei importantissimo esse assunto, tenho 54 anos e fiz esterectomia aos 39, sofro muito com esses sintomas, porem nao tenho coragem de fazer uso de hormonio, poque ja vi casos da pessoa iniciar o tratamente e surgir cancer apos 3 meses de uso, preciso muito ver o proximo post, me interesso demais sobre esse assunto porque ESTOU SOFRENDO COM ISSO, gostaria de encontrar uma soluçao e poder ajudar quem conheço e tbm sofre com isso.

    aguardando

    Ver mais
  5. Eu com 40 anos fiz a cirurgia histerectomia geral, é dolorido os sintomas da menopausa,mas há medicamentos, e o meu Deus para me ajudar a superar.

    Ver mais
  6. Obrigada Dna Bárbara! Muito esclarecedor

    Ver mais
1 2