A importância de ler os rótulos (parte 1)

Bárbara Filipe

  • 29
  • Jul
  • 2015

A importância de ler os rótulos (parte 1)

  • 29
  • Jul
  • 2015

Os rótulos das embalagens não são criados apenas para chamar a atenção com cores, letras e logos meticulosamente produzidos, mas principalmente por obrigatoriedade legal.

Existem para nos informar do que de facto está dentro das embalagens.

Ora, se a função principal do rótulo é informar, quais são as regras a que devem obedecer os rótulos das embalagens?

  • Informação detalhada sobre os seus componentes;
  • Valor energético;
  • %VD (percentual de valores diários);
  • Origem do fabrico;
  • Data de validade;
  • Modo de conservação;
  • Regras de utilização.

Hoje vamos observar a importância que todas essas informações têm e no próximo post, partilharei convosco as “surpresas” que muitas vezes encontramos quando lemos atentamente os rótulos dos produtos que levamos para casa.

Vamos observar o seguinte:
As pessoas que são intolerantes a determinados alimentos que facilmente passam despercebidos na preparação de vários alimentos processados, devem ler obrigatoriamente todos os rótulos antes de qualquer compra.
Uma escolha errada pode levar a uma crise alérgica ou consequências ainda mais graves.

Outro ponto importante é a conservação do produto, uma vez que se não cumprirmos as regras, por não lermos o rótulo, podemos alterar as propriedades do mesmo e isso nos causar sérios problemas de saúde.

Quanto ao valor energético, a importância também é relevante, tanto para quem está de dieta e precisa de contabilizar calorias, como para se ter uma clara noção de quantas porções daquele alimento devemos comer, mantendo desta forma uma alimentação equilibrada.

A data de validade, que por incrível que pareça passa muitas vezes desapercebida a muitos compradores é de extrema importância. Consumir produtos fora da validade pode originar intoxicações alimentares.
Se a validade já passou, significa que os seus componentes já não estão nas perfeitas condições para serem consumidos.

Por isso e muito mais, é que falaremos na próxima semana. Crie o hábito de ler os rótulos dos produtos que compra e NUNCA compre embalagens sem rótulo!

Cuide de si e da sua família sabendo exatamente o que leva para dentro da sua casa e não perca o próximo post onde mostraremos alguns produtos que contêm ingredientes que nunca esperaria encontrar!

Boa semana.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

5 Comments

  1. Com certeza vou a parte de hj coloca em prática obceva os rótulos das embalagem que compro no mercado.

    Ver mais
  2. Muitissimo obrigada Dona Barbara por compartilhar esse post com todas nos,. E necessario que todas nos saibamos ler o trafic light que aparece nos rotulos das embalagens pois assim podemos evitar problemas de saude para nos e para nossa familia. Ter uma vida saudavel nos dias de hoje requer conhecimento,disciplina e sacrificio. Obrigada.

    Ver mais
  3. Buenas noches señora yo ja tengo este costumbre de esta lindo todo los rótulos dos productos por iso yo cuando me voy a la compra yo tengo que ir sola que tado tanto en comprar .

    Ver mais
  4. Muito importante esse post,pois nos alerta para evitar riscos como intoxicações alimentares e a cuidar melhor dos nossos familiares ,obrigada!

    Ver mais
  5. Oi dona Barbara,
    estou de olho aberto. estarei lendo com mais paciencia. obrigada.

    Ver mais