A vida de Jacó – 2º Dia

Viviane Freitas

  • 26
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 2º Dia

  • 26
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. Hoje é o segundo dia que estamos a falar sobre a vida de Jacó.

2º Dia – O caráter de Rebeca

Rebeca esteve escutando enquanto Isaque falava com Esaú, seu filho. E foi-se Esaú ao campo para apanhar a caça e trazê-la. Então, disse Rebeca a Jacó, seu filho: Ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, assim: Traze caça e faze-me uma comida saborosa, para que eu coma e te abençoe diante do Senhor, antes que eu morra. Agora, pois, meu filho, atende às minhas palavras com que te ordeno. Vai ao rebanho e traze-me dois bons cabritos; deles farei uma saborosa comida para teu pai, como ele aprecia; levá-la-ás a teu pai, para que a coma e te abençoe, antes que morra.”
(Gn.27:5-10)

Repare bem no conselho de Rebeca, instruindo a Jacó. Ela teve a oportunidade de ouvir Isaque aconselhando a Esaú, mas queria dar um “jeitinho”, pois este filho já se revelava problemático, em função das suas escolhas. Por isso, preferia Jacó, em detrimento de Esaú, pela sua falta de merecimento. Mas, ainda assim, ela não tinha direito de fazê-lo à sua maneira.

“Ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, assim…”
Ela teve a oportunidade de ouvir, exatamente como é o seu caso, mas a escolha da atitude, em relação ao que ouve, é sempre sua.

“Agora, pois, meu filho, atende às minhas palavras com que te ordeno. Vai ao rebanho e traze-me dois bons cabritos; deles farei uma saborosa comida para teu pai, como ele aprecia; levá-la-ás a teu pai, para que a coma e te abençoe, antes que morra.”
Rebeca, ansiosa, nem referiu os detalhes: Para que pegasse as armas, saísse ao campo e caçasse, mas ordenou a Jacó que fosse ao rebanho, sugerindo o caminho mais fácil…

Veja só a diferença de Isaque para Rebeca! Repare como o problema de Jacó – trapaceiro – era familiar. Rebeca era igualmente trapaceira… O marido estando cego, tirou proveito dele; nas costas de Isaque, fez à sua maneira!

Não se evidencia na história, algum episódio de sacrifício da sua parte – não que se conheça – por isso, a sua boca estava cheia de conselhos naturais, normais, sem sacrifício. Justamente porque não o viveu, ou sequer tomou o exemplo de Isaque.

Preste atenção ao conselho de Rebeca, você que é mulher, mãe, esposa, trabalhadora, e sabe que tem alguém para prestar contas, mas sempre tenta dar o seu “jeitinho”. Se assim faz, é porque não vive, de fato, do sacrifício; não aprendeu deste.

Talvez já tenha entregue algo, lá atrás, mas há muito tempo que não sacrifica. Em termos de factos, não há nada novo para apresentar. Aliás, as suas palavras são religiosas e a sua oração, perdoe-me a expressão, “dá nojo”…

“Como posso dizer uma coisa destas?!” Pergunta você…

Pois eu falo, porque não existe vida, por isso os seus conselhos às demais pessoas são vazios, porque não existe renovação na sua mente, nas suas ideias, pelo contrário, o mundo está a mudar e você permanece estagnada desde o dia em que entrou na Igreja e recebeu as bênçãos.

Vê, inclusive, as coisas de Deus de forma maliciosa. Quando se fala de sacrifício e oferta, dá à sua maneira e, por isso, a sua vida é uma vergonha perante Deus e os demais.

Até pode ser casada com um pastor, um obreiro, um membro firme e fiel, mas tem uma vida enganadora. Na realidade, nutre os seus egoísmos, o seu “mundinho”. Não sai dessa vidinha, porque não vive o seu sacrifício.

Quando passa a campanha de Israel, não mais acredita, porque nunca sacrificou! Por isso olha com “outros” olhos e quer fazer justiça com as suas próprias mãos.

Vou permitir que tirem as suas próprias conclusões. Até amanhã.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

278 Comments

  1. O “rebanho”
    Esse “rebanho” nos cerca constantemente, posso tentar dar um jeitinho, o mais fácil, mas só o sacrifício produz a justiça. Sem sacrifício não há justiça! Toda situação facilitada cria os piores e maiores problemas posteriormente.

    Ver mais
  2. De facto é verdade, so quem vive no sacrificio e que sacrifica passa vida já quem
    não o faz nao pode passar nada pois nao tem nada para passar.
    Pois se sacrifica e nao e respondida o que vai passar para outras pessoas? nadaaa!

    Ver mais
1 45 46 47